Impressão 3D pode recriar sistema cardiovascular para prática pré-operatória

Por Redação | em 26.11.2015 às 08h19

Sistema vascular 3D

Aneurismas são responsáveis por cerca de 500 mil mortes por ano no mundo. Isto acontece quando eles estouram antes de serem tratados, mas parte do problema em tratá-los é que eles ficam em um local de difícil acesso, mesmo para tecnologias modernas.

O tratamento de aneurismas é tipicamente de alto risco, uma vez que não existem dois idênticos, o que requer que os médicos entendam a anatomia vascular única de cada paciente. Pensando nisso, médicos e pesquisadores norte-americanos estão trabalhando com impressoras 3D para criar uma cópia do sistema vascular de um paciente em apenas 24 horas, assim os profissionais podem praticar antes da cirurgia para diminuir os riscos.

Médicos de um instituto em Nova Iorque já utilizaram o método para realizar a cirurgia em uma paciente. Eles usaram imagens de suas tomografias para imprimir uma réplica em tamanho real usando um fotopolímero flexível que imita não só a aparência, mas a sensação de tecido humano e a sua estrutura vascular. 

Com a réplica realista do aneurisma, os cirurgiões foram capazes de testar vários procedimentos cirúrgicos, dentre eles alguns que poderiam ter sido fatais se fossem realizados na paciente. Uma vez que o procedimento ideal foi decidido pela equipe, os médicos o replicaram no cérebro da paciente numa cirurgia que levou cerca de 45 minutos. Caso não houvesse a possibilidade de realizar os testes no molde 3D, o procedimento levaria entre três e quatro horas. 

Enquanto os cirurgiões vêm utilizando os modelos 3D impressos para a prática pré-operatória, os modelos também devem servir para ajudar médicos em formação.

Sistema vascular 3DSistema vascular criado em impressora 3D

Via Computer World

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome