Tecnologia permite movimentar os dedos de um braço robótico com a mente

Por Redação | em 20.02.2016 às 15h10

Próteses de braço

Pela primeira vez, pesquisadores demonstraram com sucesso um sistema que permite que uma pessoa movimente individualmente os dedos em uma prótese de mão utilizando apenas seus pensamentos. Para que pudessem testar o novo dispositivo, os cientistas da Universidade Johns Hopkins recrutaram um paciente com epilepsia que se preparava para fazer uma cirurgia para identificar a causa de suas convulsões. Foi utilizado um conjunto de eletrodos implantados no cérebro para que ele pudesse controlar a prótese.

Após mapear as partes do cérebro responsáveis pelo controle individual dos dedos reais do paciente, os pesquisadores programaram a prótese para que ela pudesse mover o dedo correspondente. "Acreditamos que esta á a primeira vez que uma pessoa utilizando uma prótese controlada pela mente tem realizado imediatamente movimentos individuais dos dedos", disse o autor Nathan Crone em um comunicado à imprensa. 

A matriz colocada no cérebro tem 128 eletrodos responsáveis pelos movimentos da mão e do braço. Um programa de computador foi utilizado para interpretar os dados que fluem a partir do implante, impulsionando os dedos a se moverem individualmente. A precisão inicial do sistema foi de 76%, mas ajustes realizados pelos pesquisadores permitiram que ele conseguisse 88% de eficiência. 

Sem um pré-treinamento, foi necessário que o paciente se familiarizasse com o dispositivo, levando cerca de duas horas para que isso acontecesse. É possível ver o resultado no vídeo abaixo. Os pesquisadores afirmaram que deverá demorar muitos anos para que a tecnologia chegue aos consumidores, pois ainda existem muitos ajustes a serem feitos.

Via Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome