Samsung pode usar GPUs da NVIDIA em nova geração de smartphones

Por Redação | em 09.09.2016 às 16h07

Nvidia

Os planos de desenvolvimento internos de uma GPU para sua linha Exynos de processadores parecem estar sendo cada vez mais deixados de lado pela Samsung. Após anunciar com pompa e circunstância essa possibilidade, e falar cada vez menos dela na medida em que o tempo foi passando, surgem agora boatos de que a fabricante estaria negociando com a NVIDIA, para que ela seja a nova fornecedora de suas placas gráficas.

Atualmente, a Samsung trabalha com a ARM e sua linha Mali de GPUs. Entretanto, ela estaria bastante interessada nos desenvolvimentos que a NVIDIA têm feito com a arquitetura Pascal em suas placas de vídeo, e principalmente, no foco que a companhia tem dado a dispositivos como tablets e set-top boxes, focados no consumo de mídia e nos jogos com visuais que, muitas vezes, tentam se equiparar aos consoles.

Entretanto, há de se levar em conta a decisão da NVIDIA, tomada alguns anos atrás, de não focar diretamente no segmento dos smartphones. Uma parceria com a Samsung, entretanto, pode ser exatamente o que a fabricante precisaria para repensar essa escolha, principalmente quando se leva em conta uma possível presença em dispositivos da linha Galaxy, mesmo que apenas em mercados asiáticos, onde os aparelhos chegam com o processador Exynos.

No páreo, também, estaria a AMD, que já está presente, além dos computadores, também nos consoles de video game, e poderia tentar uma entrada no mundo mobile. A falta de um desenvolvimento específico, entretanto, poderia deixa-la de fora, uma vez que a Samsung teria a ideia de começar a utilizar a parceria já a partir do ano que vem, em testes para aparelhos que seriam lançados no final de 2018.

Os rumores acompanham ainda a antiga noção de que, com um desenvolvimento acelerado dos chips Exynos, a Samsung estaria disposta a romper a amizade de anos com a Qualcomm, lançando a linha Galaxy em todo o mundo com seus próprios componentes. Nesse ensejo, uma união com a NVIDIA, uma das mais notórias fabricantes de placas de vídeo do mundo, poderia ser providencial também para essa finalidade.

Como se tratam de rumores, é claro que o silêncio das empresas envolvidas é absoluto. Nem a Samsung nem a NVIDIA se pronunciaram sobre o assunto, e a ideia é que, se parcerias desse tipo realmente ocorrerem, elas serão firmadas a portas fechadas, chegando apenas posteriormente – depois de testes e planejamentos de lançamento – aos olhares da imprensa e do público.

Fonte: SamMobile

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome