Samsung planeja novo headset VR que não depende de smartphones

Por Redação | em 28.04.2016 às 11h15

Samsung Gear VR

Graças ao rastreamento de posição, é possível que os usuários tenham uma melhor experiência com os headsets de realidade virtual (VR), como o HTC Vive e o Oculus Rift. No caso do headset VR da Samsung, não há qualquer emparelhamento com um computador, mas é necessário utilizar um dos smartphones compatíveis da marca para usufruir da experiência um pouco mais limitada. Agora, segundo relatórios recentes, a Samsung está desenvolvendo um novo Gear VR totalmente independente, que deverá vir sem fio e não precisará do auxílio de nenhum smartphone.

A empresa planeja trazer aos gamers e entusiastas de realidade virtual um headset que forneça uma melhor experiência em comparação com seus concorrentes. "Estamos trabalhando em dispositivos sem fio VR e dedicados, que não irão necessariamente trabalhar com nosso smartphone", disse Injong Rhee, chefe de software e serviços de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung. "VR é incrível, mas a indústria ainda está em sua infância."

Integrar os componentes necessários para fornecer uma rica experiência de realidade virtual em um headset autônomo poderia oferecer vantagens e desvantagens para os interessados em obter um desses dispositivos. Ao solicitar que os usuários tenham um de seus smartphones para utilizar seu Gear VR, a Samsung consegue manter o baixo custo de seu headset para os que já são seus clientes. Para os que já possuem um smartphone da empresa, um adicional de US$ 99 é suficiente para obter uma experiência de realidade virtual. No entanto, desenvolver um headset que não precise de nenhum smartphone permitirá que qualquer usuário possa adquiri-lo, apesar de terem de desembolsar uma quantia mais alta.

Óculos de realidade virtual totalmente sem fio podem não ser tão poderosos quanto os que precisam estar emparelhados com um computador, mas permitiria uma experiência totalmente imersiva, tendo em vista que haverá uma mobilidade bem mais ampla. Lançar uma alternativa ao Gear VR atual parece ser o correto a ser feito para que a Samsung continue competitiva neste novo mercado, uma vez que Google e Apple estariam desenvolvendo seus próprios headsets de realidade virtual.

Via Popular Science

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome