Samsung estaria abandonando fabricação de TVs 3D

Por Redação | em 02.03.2016 às 12h28

Óculos 3D

Você se lembra do quanto ter uma televisão 3D era o ápice do entretenimento caseiro? Pois parece que essa onda está mesmo prestes a ter um fim prematuro, com o surgimento de informações indicando que a Samsung, uma das principais expoentes do mercado de televisões, estaria abandonando o uso do recurso em sua linha de aparelhos para 2016, preferindo focar em recursos conectados e aplicativos.

A novidade não foi confirmada pela empresa, mas vem de gente ligada às linhas de montagem da marca coreana. De acordo com os rumores, a companhia estaria insatisfeita com as vendas dos modelos 3D e, sendo assim, manteria no mercado apenas aqueles aparelhos remanescentes dos anos anteriores, sem investir na fabricação de novos. Para muita gente, se real, a mudança representa o início do fim de uma tendência que nunca pegou de verdade.

Para a Samsung, parece cada vez mais vantajoso investir nos televisores inteligentes, que vêm ganhando cada vez mais espaço com a onda do consumo de mídia sob demanda. Seria essa a tendência atual para os modelos premium da fabricante, ao lado das telas curvadas que trazem mais imersão, principalmente com o suposto abandono do 3D.

A mudança de rumos, se confirmada, deve operar mudanças também em outros segmentos relacionados. A redução na disponibilidade de televisores com a função no mercado não apenas deve fazer com que os concorrentes sigam a tendência, mas também deve atingir distribuidores de filmes e fabricantes de aparelhos para reprodução, que também citavam o 3D como um diferencial. Aos poucos, entretanto, isso acabou se tornando uma funcionalidade menor, mesmo para eles.

De acordo com números do NPD Group, uma consultoria especializada em mensurar o mercado de tecnologia, as vendas de televisores e aparelhos de Blu-ray com suporte a 3D caíram mais de 30% desde 2012, uma redução que continua a acontecer ano após ano. O interesse inicial dos usuários estaria minguando, principalmente devido ao incômodo nos olhos e à ausência de conteúdo.

Fonte: CNET

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome