Gear VR, óculos de realidade virtual da Samsung, entra em pré-venda por US$ 99

Por Redação | em 11.11.2015 às 09h34

Samsung Gear VR

Uma das tecnologias que promete ser tendência em 2016 é a realidade virtual. E para torná-la mais acessível ao consumidor final, a Samsung anunciou a pré-venda do Gear VR nos Estados Unidos. O dispositivo vai na contramão do valor elevado da maioria dos gadgets da categoria e tem preço sugerido de US$ 99.

Disponível nos sites da Amazon, Best Buy e da própria Samsung, o aparelho recebeu algumas melhorias em relação ao último modelo anunciado no ano passado. Agora, o acessório está 19% mais leve e ganhou botões mais amigáveis para facilitar a navegação. Ele também ganhou compatibilidade com mais smartphones da sul-coreana, incluindo o Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge+, Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

Outra novidade é que o Gear VR chegará ao mercado com mais experiências construídas em realidade virtual. Uma delas é o game Land's End, ambientado em uma antiga civilização e produzido pelos criadores do elogiado Monument Valley. Há ainda os títulos Bandit Six: Salvo e Dead Secret, além do Oculus Arcade, uma plataforma que oferece 20 jogos clássicos, entre eles Pac-Man, Sonic the Hedgehog e Gauntlet. Todos já podem ser adquiridos pela loja virtual da Samsung.

Donos do Gear VR também poderão acessar todo o catálogo de filmes, séries e documentários da Netflix. Além disso, há o Oculus Video, um serviço que reúne mais de 70 filmes completos da 20th Century Fox e da Lionsgate, e outros 9.000 vídeos hospedados no Vimeo. A plataforma Twitch, que exibe transmissões de jogos online, também já conta com suporte aos óculos da Samsung.

Ainda de acordo com a Samsung, os usuários poderão visualizar suas fotos por meio do Gear VR. Isso sem contar nas mais de 2.000 fotos disponíveis no Oculus 360 Photos, um hub com imagens imersivas em 360 graus de vários lugares do mundo. Por fim, donos do Gear VR contarão com um espaço social virtual para interagir e assistir vídeos junto com os amigos que têm uma unidade do headset.

Desenvolvido pela Oculus, mesma fabricante do Oculus Rift, o Gear VR funciona em conjunto com os celulares da Samsung. A conexão é feita por meio de uma porta USB 3.0 e o smartphone fica acoplado na parte frontal do dispositivo. Ele é ligado por um botão na lateral direita, que ativa automaticamente o sensor da câmera traseira do telefone para transmitir as imagens do mundo exterior à tela.

Nessa mesma extremidade há um touchpad, semelhante ao que é usado nos notebooks, que permite ao usuário navegar pelas ferramentas e aplicativos do smartphone. Para conseguir o efeito de realidade virtual, os óculos não utilizam sensores, mas um conjunto de componentes que fazem uso do acelerômetro, giroscópio e poder de processamento do próprio celular para detectar os movimentos da cabeça de quem está usando o gadget.

Ainda não há previsão de lançamento do Gear VR no Brasil.

Fonte: Oculus

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome