Robô auxilia passageiros a transportar bagagens em aeroporto de Genebra

Por Redação | em 06.06.2016 às 11h56

O Aeroporto Internacional de Genebra, na Suíça, agora conta com um ajudante bastante moderno: o robô Leo, criado pela SITA para auxiliar passageiros no embarque. Ele é capaz de transportar até duas malas pesando no máximo 32 quilos, além de antecipar o check-in do passageiro e imprimir etiquetas para as bagagens.

Leo é o primeiro passo da empresa de TI, que é especializada em serviços direcionados para a indústria da aviação, para chegar a um ideal de automação em aeroportos. A companhia espera automatizar o processo de bagagens “do momento em que o passageiro entrega suas bolsas até o momento em que ele as coleta”. Para tal, a SITA utiliza robótica combinada com inteligência artificial e espera que o robô abra as portas para o futuro vislumbrado.

Leo
O robô Leo, que auxilia passageiros no Aeroporto Internacional de Genebra (Reprodução: SITA)

Funciona assim: o passageiro posiciona sua bagagem no compartimento do Leo, que pede para que suas passagens sejam escaneadas por seu sistema. Conferindo a autenticidade do ticket e já armazenando os dados do voo (como horário de embarque, companhia aérea, número do avião e destino do trajeto), o Leo imprime as devidas etiquetas para cada mala, entregando-as ao compartimento de bagagens daquele voo em questão. 

“Através do trabalho inovador da SITA, nós fomos capazes de identificar alguns dos principais desafios que os aeroportos da atualidade enfrentam, e o Leo demonstra que a robótica é a chave para um manuseio de bagagens mais eficiente, seguro e inteligente. O Leo também nos fornece alguns insights sobre o uso potencial de robôs na jornada dos passageiros”, acredita David Bakker, presidente da SITA na Europa.

Fonte: SITA

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome