Pesquisadores criam hologramas flutuantes com um enxame de drones

Por Redação | em 18.11.2015 às 08h30

Holograma Drone

Pesquisadores da canadense Queen’s University criaram robôs voadores capazes de se unir para criar formas flutuantes e "imprimir objetos 3D” em pleno ar. Atualmente, doze drones podem voar de uma só vez, mas no futuro os pesquisadores esperam conseguir colocar centenas deles para voar juntos. 

Os drones, chamados BitDrones, se dividem em três categorias: o primeiro é o PixelDrone, que mostra pequenas mensagens em uma tela de LED. Outro modelo mostra um display touchscreen flutuante, enquanto os chamados ShapeDrones ficam dentro de pequenas gaiolas que podem se conectar umas às outras. Cada drone sabe onde todos os outros estão e podem criar objetos no espaço com a ajuda de uma central de controle. 

"Os BitDrones trazem matérias voadoras programáveis, tal como apresentado no filme 'Operação Big Hero' da Disney, para mais próximo da realidade", disse o Dr. Roel Vertegaal, um pesquisador do projeto. "É o primeiro passo para permitir que as pessoas interajam com objetos virtuais 3D com objetos físicos reais", completou.

Os pesquisadores chamam isso de interface de "realidade real", onde os pixels são representados pelos objetos físicos. Ao mover os drones em sincronia ou interagir com eles usando os DisplayDrones, os pesquisadores podem simular qualquer objeto simples. É possível até mesmo dar um rosto a um drone por meio de um dispositivo conectado ao Skype que permite transmitir áudio e vídeo.

Via Tech Crunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome