Panasonic cria robôs que dão força extra a idosos e trabalhadores

Por Redação | em 28.03.2016 às 11h00

A Panasonic divulgou recentemente um vídeo de apresentação do Assist Robot, um exoesqueleto que pode ajudar o ser humano nas mais diversas situações da vida. A empresa japonesa se baseou em tecnologias de controle e sensores avançados para criar um robô que ajuda os movimentos mecânicos do corpo humano. A promessa é possibilitar que diversas pessoas com limitações de locomoção, como idosos, feridos e deficientes tenham uma experiência de mobilidade única.

A companhia também visa a utilização no trabalho industrial, onde os Assist Robots podem atuar como um facilitador das atividades que exigem força e expõem o trabalhador a algum perigo. É o que diz Hiromichi Fujimoto, presidente da Activelink, uma das empresas de risco internas da Panasonic. "Estamos propondo que a robótica ajude nesses locais de trabalho, porque haverá sempre um certo nível de trabalho que deve ser feito por pessoas, e o Assist Robot pode ajudar a reduzir o esforço físico durante esse trabalho".

Assist Robots para uso industrial


Para esse, fim três modelos diferentes foram desenvolvidos considerando as variadas situações e tipos de trabalhos específicos.

A principal funcionalidade do AWN-03 é apontada como a capacidade de proporcionar apoio às costas. Este modelo tem como foco a região lombar, geralmente muito prejudicada nos mais diversos tipos de trabalhos que envolvem deslocamento de objetos pesados. O AWN-03 detecta, através de sensores, diversos movimentos como levantar, abaixar e girar e aciona o sistema de motores que auxiliarão na tarefa. Para se ter uma ideia, o exoesqueleto pode reduzir em até 15 kg o estresse na lombar de quem o utiliza.

Já o “Ninja”, como é chamado o modelo PLN-01, foi projetado para auxiliar o usuário a andar e a correr em situações de grande esforço como subidas íngremes.

Ainda para auxiliar o trabalhador, o Power Loader possui 20 motores controlados por 4 sensores que ficam nas mãos e nós pés. O Power Loader é destinado operações de grande porte, como construção civil ou até em catástrofes.

Assist Robots no auxílio de locomoção

A japonesa também não deixou de pensar nas necessidades mais básicas e diárias do ser humano. Através da Sincere Kourien, unidade de cuidados para idosos dirigida pela empresa, observa as necessidades da população da terceira idade. "Como o Japão tem se tornado uma sociedade envelhecida, a Panasonic quer contribuir apoiando os idosos e suas famílias a levarem uma vida confortável", conta Hitoshi Sasaki, diretor assistente da Sincere Kourien. 

Uma das iniciativas é o Resyone, que facilita as coisas para idosos, deficientes e cuidadores, já que consiste em uma cama elétrica que se divide ao meio e se transforma em uma cadeira elétrica. Diminuindo os transtornos em levantar de uma cama e ir até uma cadeira de rodas convencional. Além disso, o Resyone é o primeiro produto do mundo a receber a certificação ISO 13482, o novo padrão de segurança global para robôs de cuidados pessoais.

Por fim, o Self-Reliance Support ajuda aqueles que precisam apenas de um apoio extra para pequenas tarefas. Ele atua captando qualquer pequeno movimento através de seus sensores e fornece uma força extra ao usuário. Este robô apenas "completa" o que necessita o usuário, já que ele permite que o idoso trabalhe seus músculos e evite atrofia muscular.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome