Finlândia vai começar testes com ônibus autônomos nas ruas

Por Redação | em 17.08.2016 às 21h25

Os carros autônomos já estão nas ruas, e agora chegou a vez dos ônibus. A partir de setembro, veículos de transporte de passageiros que dispensam motoristas começarão a ser testados na Finlândia. Será a primeira vez que miniônibus totalmente autônomos serão inseridos no tráfego do dia a dia. 

Esta não será a primeira série de testes com os miniônibus EasyMile, que já rodaram em rodovias do país. O modelo que será colocado nas ruas de Helsinque foi desenhado para transportar passageiros por trajetos curtos e a uma velocidade reduzida, como o caminho entre duas estações de trem distintas.

A ideia não é substituir o transporte público, mas suplementá-lo absorvendo o excesso de passageiros em momentos de tráfego intenso. 

Enquanto grandes empresas tech estão se unindo para regulamentar a tecnologia em outros países, como os Estados Unidos, a Finlândia se destaca pela sua legislação que não exige motoristas conduzindo veículos. Além de Helsinque, a cidade de Vantaa testou veículos similares em rotas mais tranquilas no ano passado.

Outra experiência com a tecnologia no país foi com a empresa municipal de transporte inteligente Kusuplus, que integrava serviço de carona, pagamento mobile e transporte público. Depois de um ano, o programa foi interrompido devido à baixa adesão de passageiros. 

Apesar das pesquisas se concentrarem nas mãos desses gigantes, como Google, Apple e Tesla, a iniciativa finlandesa mostra que diferentes regiões e países podem explorar a tecnologia dos veículos autônomos de maneira diferente e com outros fins. 

Fonte TechCrunch 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome