Cão robótico do Google está sendo utilizado em testes militares nos EUA

Por Redação | em 22.09.2015 às 14h19

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos está testando um robô de quatro patas para atividades militares. Trata-se do Spot, desenvolvido pela Boston Dynamics, adquirida pelo Google em 2013. Ele tem o formato de um cachorro e tem incríveis habilidades, como a de permanecer em pé mesmo sendo empurrado propositalmente. O Spot foi levado para a base dos marines em Quantico, no estado da Virgínia, por uma equipe da DARPA (Agência de Pesquisas Avançadas de Projetos de Defesa) que já realizou testes de outros robôs da Boston Dynamics.

De acordo com Ben Swilling, especialista da DARPA que acompanhou os testes, "há muitas possibilidades para as quais nós podemos utilizar um robô como o Spot, como patrulhamento ou transporte de carga". Os militares americanos não são contra o uso de robôs em testes. O Capitão James Pineiro disse que os marines são bastante "receptivos às novas tecnologias". No passado, o BigDog, outro robô da Boston Dynamics já havia sido testado em atividades militares.

Spot

Além da incrível capacidade de se adaptar a obstáculos, o Spot, que pesa cerca de 72 quilos, é controlado através de um laptop com um controle similar aos de videogames, que permite que ele ande por ambientes urbanos, floresta e morros. O controlador pode ficar em uma distância de até 500 metros, o que permite que o cão-robô seja utilizado para o reconhecimento, a procura de ameaças, enquanto as pessoas estão protegidas.

"Queremos continuar a fazer experiências com tecnologia quadrúpede e encontrar maneiras de empregar os resultados", disse o Capitão Pineiro em um comunicado de imprensa. Especificando o Spot, o capitão afirmou que ele "teve um bom desempenho, superando as métricas fornecidas através dos ensaios".

Via Ars Techinica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome