Próximo Snapdragon será capaz de rodar Windows 10, afirma Qualcomm

Por Redação | em 08.12.2016 às 10h18

Quem viu os smartphones nascerem jamais conseguiria imaginar que um dia teríamos processadores tão poderosos encorpando esses dispositivos na palma da nossa mão. E olha que de um tempo para cá a linha que divide o que é processador desktop do mobile está cada vez mais tênue, e corre o risco de ser cortada muito em breve. Pelo menos de acordo com a Qualcomm.

É que a empresa fez uma aparição surpresa em um evento da Windows Hardware Engineering Community e anunciou que está unindo forças com a Microsoft para que o próximo Snapdragon seja capaz de rodar o Windows 10 e seus apps tal qual um processador AMD ou Intel o fazem. E isso é incrível por vários fatores.

Um deles é que a arquitetura dos processadores da Qualcomm só foi usada em desktops por pouquíssimas distribuições Linux. Sendo assim, o novo Snapdragon seria o primeiro SoC mobile a oferecer suporte total ao Windows 10 64-bit.

Outro ponto positivo dessa parceria é que os computadores equipados com o chip da Qualcomm podem ser sensivelmente mais acessíveis que os equipados com chips AMD e Intel. E isso é algo em que a Microsoft está extremamente interessada, afinal de contas mais computadores seriam vendidos com Windows 10 instalado de fábrica, ampliando a base de usuários do sistema operacional.

E já que falamos nos computadores equipados com o Snapdragon, ambas as empresas afirmaram que eles já chegarão às lojas nos primeiros meses de 2017 - o que demonstra que elas já vinham trabalhando juntas há algum tempo.

Em sua fala no evento, Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm, garantiu que os computadores serão capazes de rodar o Windows 10 sem travamentos e oferecerão suporte a todos os aplicativos e programas do sistema.

Para comprovar isso, foi liberado um vídeo (acima) mostrando um PC equipado com Snapdragon rodando o Photoshop, famoso por impactar significativamente o desempenho das máquinas. E olha, ele se saiu muito bem.

Via MSPowerUser, PhoneArena

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome