Site mostra dispositivos e webcams desprotegidas na internet

Por Redação | em 09.02.2017 às 18h43

Crime cibern

Você tem uma webcam? Ela está protegida em um sistema com senha? Caso você não tenha, cuidado, pois ela pode parar em um site como o Shodan, que vasculha a internet atrás de dispositivos conectados que não possuem segurança de acesso.

O Shodan afirma ser o primeiro site de buscas no mundo a detectar dispositivos conectados à web. Ele também permite que usuários vejam se dispositivos próximos - ou na própria casa - estão desprotegidos e enviando informações à web. Sabe aquela história que ate mesmo a câmera de seu notebook pode ser espionada? É algo assim.

Além disso, é possível ver quem está acessando estas informações desprotegidas. Desde a sua criação em 2009, o Shodan já ajudou a expor vulnerabilidades de diversos sistemas, evitando que eles pudessem ser hackeados. Na verdade, ele pode ser uma faca de dois gumes, já que ele também é aberto para quem deseja usar informações para fins maliciosos. Mesmo assim, o alcance para estes é limitado, pois como a plataforma exige um cadastro, fica um pouco mais difícil para manter o sigilo quanto a atos criminosos.

De acordo com o criador do Shodan, fundador do serviço, John Matherly, acredita que o buscador seja usado mais para o bem do que para o mal. De acordo com Matherly, ele é mais popular entre profissionais de segurança, pesquisadores e agências de investigações, que são os maiores usuários da plataforma.

O site tem uma seção dedicada à conteúdos de webcams desprotegidas, o que pode ser o terror para quem não quer ter sua privacidade invadida. E nem é tão difícil assim acessar. Basta fazer uma conta no Shodan e sair procurando as câmeras liberadas mais próximas - ou em qualquer lugar do mundo.

Se você não quer se tornar mais um dado aberto no Shodan, a dica é simples: bloqueie o acesso a seus dispositivos conectados. À medida que a Internet das Coisas avançar e mais dispositivos estiverem conectados, maior será a necessidade disso.

Fonte: ARS Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome