Recurso de palavras mais frequentes do Facebook estaria armazenando seus dados

Por Redação | em 25.11.2015 às 10h31

 Facebook

São mais de 17 milhões de pessoas que estão utilizando um novo recurso que promete exibir as palavras mais frequentes utilizadas em suas contas no Facebook. A funcionalidade pode parecer bonita e até mesmo saciar a curiosidade dos usuários, no entanto especialistas de segurança online estão chamando essa prática de um "pesadelo de privacidade".

A empresa por trás do tal recurso é a Vonvon, sediada na Coreia do Sul. Ela exige que os usuários façam login de suas contas do Facebook para que possam utilizar a funcionalidade. Um post no site de segurança Comparitech afirma que os questionários disponibilizados pela Vonvon pedem acesso a diferentes aspectos do perfil do Facebook do usuário, incluindo o que está listado em perfis públicos e lista de amigos. O aplicativo também tem acesso ao cronograma de dados do usuário para criar sua nuvem de palavras mais frequentes.

O grande problema, segundo o Comparitech, é que os termos de uso permitem que a Vonvon armazene esses dados por uma quantidade ilimitada de tempo em servidores em todo mundo, inclusive compartilhados com terceiros. Mas, o que poderia fazer a Vonvon com os dados dos usuários? Jonghwa Kim, presidente executivo da empresa, afirmou que não há muito o que a Vonvon possa fazer.

"Há alguns falsos rumores de que estamos tentando capturar informações das pessoas para que possamos vendê-las para terceiros", disse Kim. "Nós realmente não obtemos qualquer informação significativa quando as pessoas utilizam nossos aplicativos", explicou-se. Em um follow-up com o Comparitech, Kim reiterou que a Vonvon não armazena informações pessoais e que "não tem nada para vender".

Mas não é isso o que acredita a analista de publicidade digital e de mídia do Altimeter Group, Rebecca Lieb. Segundo ela, "o Facebook tem dados profundos sobre os usuários. É possível selecionar esses dados, como mulheres de 25 a 35 anos que vivem em determinada região e são fãs de 'Breaking Bad'", o que poderia ser muito bem vendido pela sul-coreana.

Via NYT

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome