Malware atingiu mais de 1 milhão de usuários Android

Por Redação | em 30.11.2016 às 15h54

Malware Android

Novas ameaçam online pipocam a cada segundo, mas parece que uma destas novas ameaças pode ter atingido um número considerável de usuário do Google. Um novo malware chamado Gooligan pode já ter infectado 1 milhão de usuários do serviços da companhia.

A descoberta foi divulgada pela companhia de softwares de segurança Check Point. Segundo a empresa, o Gooligan é uma variação do malware Ghost Push, que ficou famoso ao infectar um grande número de internautas no ano passado.

O malware instala um rootkit no telefone do usuário e se mascara atrás das APIs do apps para não ser detectado por sistemas de segurança. Com isso, ele consegue interceptar tokens de conta nos aplicativos do Google, usando isso para baixar apps indesejados.

Apesar dele ter acesso a dados sensíveis do usuário, ele não chega a usar eles para roubo ou uso ilegal de identidade do usuário. Ele age como um malware mais sofisticado com o plano de divulgar apps e adware, não necessariamente roubando os dados do usuário.

De acordo com a Check Point, a ameaça afetou principalmente usuários do Android 5.0 (Lollipop) para baixo. Ou seja, para quem já está com o Marshmallow ou Nougat, o perigo com esta nova ameaça é praticamente inexistente.

Para resolver os problemas com aqueles que já foram infectados, o Google anunciou que está tomando as medidas de precaução e de solução, renovando tokens de acessos e verificando se modificações foram feitas em apps utilizados.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome