Cuidado: seu cartão Visa pode ser hackeado em seis segundos

Por Redação | em 07.12.2016 às 10h45

Visa

Um recado para quem usa cartões de crédito da bandeira Visa: é melhor ficar ligado. Especialistas descobriram uma falha de segurança nos padrões numéricos ds cartões, em que é possível conseguir os dados deles em apenas seis segundos.

A investigação foi realizada e divulgada por uma equipe da universidade britânica de Newcastle. Segundo eles, usando apenas os primeiros 6 dígitos de qualquer cartão de crédito da rede Visa, onde estão representados o código do banco e o tipo de cartão, é possível calcular os restantes dígitos, a validade e o CVV (Código de segurança do cartão).

Na pesquisa, diversos pedidos foram feitos usando os seis primeiros dígitos e experimentando diversas combinações com os outros possíveis números, validade e CVV, usando bots para isso para tentar em diversas lojas online. De milhares de tentativas, boa parte delas acabam passando.

Um software criado para o efeito e uma ligação à Internet qualquer um pode conseguir obter os dados de qualquer cartão de crédito, usando apenas um ataque de Distributed Guessing Attack.

Boa parte dos sites de e-commerce atuais já tem medidas de proteção contra estes ataques limitando as tentativas de pagamentos erradas, mas com a quantidade de sites de compras ou que aceitem pagamentos deste tipo, bastam 6 segundos para conseguir quebrar um cartão de crédito.

De acordo com os pesquisadores, a falha usada para conseguir obter os códigos já existe na rede de pagamentos da Visa há já alguns anos. Segundo o estudo, os sistemas da Visa não detectam as várias tentativas feitas para adivinhar estes códigos, permitindo assim que os ataques continuem.

Até o momento, todos os cartões da Visa aind estão expostos a este tipo de ataque. Entretanto, a companhia afirmou já estar trabalhando para solucionar a situação, tal como a Mastercard já fez há algum tempo atrás, implementando medidas para frear estas investidas.

Fonte: Pplware

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome