Pokémon GO é proibido no Irã por "questões de segurança"

Por Redação | em 09.08.2016 às 13h50

Pokémon Go

Autoridades iranianas proibiram o jogo Pokémon GO no país por "questões de segurança" ligadas à tecnologia de realidade virtual e geolocalização. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Espaços Virtuais, órgão responsável pela supervisão de atividades online no país, depois de aguardar uma posição da desenvolvedora do game sobre como iriam cooperar com as autoridades iranianas nas questões de segurança que o conselho julgou como preocupantes.

"Qualquer jogo que quiser operar nacionalmente no Irã precisa obter permissão do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica e o Pokémon GO ainda não pediu esta aprovação", afirmou Abolhasan Firouzabadi, líder do Conselho Superior de Espaços Virtuais. O chefe também já tinha adiantado na semana passada que a tecnologia envolvida no aplicativo resulta em um "dilema de segurança".

Antes do lançamento do game, autoridades do país já haviam comentado que poderiam permitir o funcionamento do aplicativo mediante algumas condições, como a transferência dos dados coletados no país para o governo do Irã e a exclusão de algumas localidades mapeadas no jogo. Como as exigências não foram cumpridas, as autoridades reforçaram o desejo de banir o jogo da região, apesar de muitos iranianos ainda estarem jogando Pokémon GO, como se pode ver em discussões nas mídias sociais.

O game da Niantic também está sendo bloqueado em outras partes do mundo, ainda que de maneira mais comedida. Na Indonésia, autoridades proibiram policiais de jogarem o game enquanto trabalham. Além disso, um líder religioso saudita afirmou que um decreto religioso emitido anteriormente contra o jogo de cartas da franquia Pokémon também se aplica ao aplicativo de realidade virtual. Já em Nova York, autoridades estaduais proibiram que cerca de 3.000 criminosos sexuais joguem Pokémon GO enquanto estiverem em liberdade condicional.

Via BBC

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome