Maior site de música pirata do mundo é retirado do ar

Por Redação | em 18.11.2016 às 09h37 - atualizado em 18.11.2016 às 10h45

M

Uma operação policial desta semana tirou do ar o What.CD, o maior site de compartilhamento de músicas via torrent do mundo. Há dez anos no ar, o portal era ponto de encontro para quem buscava música pirata para baixar online.

Em sua conta no Twitter, os administradores do site confirmaram o fim das atividades. "É improvável que voltemos em breve no nosso formato atual", explicaram. "Todos os dados do site foram destruídos. Até logo e obrigado por tudo".

Em extensa reportagem nesta sexta-feira (18), o Ars Technica relata que o desligamento do site ocorreu após uma operação policial na França confiscar toda a infraestrutura do What.CD. Por outro lado, os operadores do portal alegam que o fim das atividades foi uma decisão deles e que a polícia não tem nada a ver com isso e jamais chegou a se apropriar dos servidores. Tanto é que o site do What.CD continua online com uma mensagem de despedida - o que não seria possível caso todos os computadores tivessem sido apreendidos.

Polêmicas a parte, o What.CD fez história entre os pirateiros de plantão. Fundado em 2007, aos poucos o site se consolidou como o maior do gênero no segmento de compartilhamento de músicas. Novos usuários só tinham acesso ao conteúdo por convite, o que ajudou a formar um senso de comunidade entre os participantes. Tanto é que o What.CD se mantinha de dinheiro doado pelos usuários, que, segundo os administradores, era todo revertido em melhorias para o tracker.

Via Ars Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome