Facebook derruba nove grupos de compartilhamento ilegal de música

Por Redação | em 03.11.2016 às 09h43

Pirataria

Quem não se esbaldava na comunidade "Discografias" do Orkut e fazia a festa baixando todas as músicas de um determinado artista? Pois é, naquela época as comunidades do Orkut e os fóruns internet afora eram os lugares perfeitos para encontrar álbuns completos dos artistas do momento. Hoje, as coisas evoluíram, e cada vez mais serviços de streaming como Spotify, Apple Music e Deezer estão presentes na vida das pessoas. Mas isso não significa que aquela patota que compartilhava MP3 na ilegalidade não existe mais. 

Tanto é que nesta semana o Facebook derrubou nove grupos cujo foco era a publicação de links para download ilegal de álbuns e faixas musicais. O desmantelamento das comunidades aconteceu a pedido do grupo holandês de proteção a direitos autorais BREIN, que notou e reportou a existência delas ao Facebook. Prontamente, a rede social sumiu com os grupos e deixou os pirateiros a ver navios. 

Esta não é a primeira vez que o Facebook exclui grupos que compartilham links para conteúdo pirata na rede social. No começo deste ano, o site removeu vários grupos que compartilhavam links não só para músicas, mas também para filmes protegidos por direitos autorais. 

"Oferecer links e arquivos ilegalmente prejudica os artistas, os proprietários de direitos autorais e serviços legais que atuam online. As pessoas têm de entender que isso custa caro", disse Tim Kuik, presidente da BRIEN ao destacar que atualmente há alternativas acessíveis de consumir conteúdo multimídia e que não há mais tanto motivo para seguir o caminho da pirataria. 

Apesar da proatividade da entidade holandesa e da rede social, é provável que os membros dos grupos excluídos se reúnam novamente, como se as autoridades tivessem acabado de cortar uma das cabeças da hidra. 

Via TorrentFreak 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome