Para Snowden, FBI não precisa da ajuda da Apple para quebrar segurança do iPhone

Por Redação | em 09.03.2016 às 09h52

Edward Snowden

Diante de toda a polêmica envolvendo a Apple e o FBI no famigerado caso do iPhone de San Bernardino, era óbvio que algumas figuras conhecidas por sua opinião e participação dentro do debate relacionado à privacidade digital, monitoramento e toda essa questão de liberdades individuais em tempos de internet iriam aparecer para dar sua opinião sobre o assunto. E uma delas é ninguém menos do que Edward Snowden, que aproveitou sua participação em um evento para criticar a postura da agência norte-americano frente ao caso.

Segundo Snowden, o argumento do FBI de que a Apple tem os meios técnicos exclusivos para desbloquear o aparelho é besteira. Para fundamentar sua opinião, ele cita o artigo de um dos membros da União Americana dos Direitos Civis que questiona exatamente as explicações do órgão governamental sobre o caso, sobretudo relacionado ao fato de que o FBI poderia quebrar a criptografia do iPhone do atirador de San Bernardino se quisesse e que a insistência em pedir para que a empresa faça isso tem outras razões.

Conforme muitos pesquisadores em segurança afirmam, o FBI possui diversos métodos de quebrar o bloqueio do smartphone, mas são práticas mais demoradas, caras e podem destruir fisicamente a memória do dispositivo, tornando-a irrecuperável. Levando em conta que todo esse estresse é originado por conta de uma falha inicial que apagou todo o conteúdo do dispositivo, a agência supostamente apela para que a Apple faça esse serviço de maneira mais rápida e segura.

Mais do que isso, a crítica do ex-analista a todo o caso é que o FBI simplesmente oculta esse fato das autoridades que julgam o caso. Quando o diretor do órgão, James Comey, foi depor no Congresso Americano, ele simplesmente disse que era impossível acessar os dados sem a ajuda da Apple, o que o responsável pelo escândalo da NSA considera uma afirmação mentirosa.

Via: The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome