Para Elon Musk, carro elétrico da Apple não chega antes de 2020

Por Redação | em 03.06.2016 às 10h30

ELON MUSK

Desde o ano passado, circulam rumores de que a Apple pretende entrar no mercado automobilístico e lançar um carro elétrico, só que, na opinião de Elon Musk, CEO da Tesla, isso não deve acontecer tão cedo.

Em entrevista durante a Code Coference, do site de tecnologia Re/code, o executivo disse que um veículo desenvolvido pela companhia da Maçã não deve ser produzido em larga escala — ou seja, fabricado e enviado para os consumidores — antes de 2020. E ainda alfinetou a futura concorrente ao afirmar que a empresa entrará atrasada nessa indústria.

"Várias empresas de grandes carros no mundo estão aí e o máximo que cada companhia tem é aproximadamente 10% do mercado. (...) Eu acho que eles (Apple) deveriam ter ingressado nesse projeto o quanto antes. Não acredito que eles vão estar no mercado tão cedo. Já é difícil imaginar a própria escala de fabricação de automóveis até que você veja as plantas.", comentou o presidente da Tesla, referindo-se ao fato de que, até agora, não foi apresentado nenhum protótipo do suposto carro elétrico produzido pela gigante de Cupertino.

Por outro lado, Musk se mostrou otimista com uma eventual competitividade entre as duas corporações. "Eu acho ótimo eles estarem fazendo isso (o veículo), e espero que dê certo. É apenas uma oportunidade perdida [eles não terem começado antes]. Em alguns anos, eles farão um bom carro e serão bem sucedidos", destacou o executivo.

Musk ainda ressaltou que a Apple tem potencial para ser uma forte concorrente da Tesla e de outras empresas do setor. Ele também declarou que o Google, que já ingressou nesse mercado com seus automóveis autônomos, não é o verdadeiro competidor de sua companhia. "O Google está fazendo um ótimo trabalho ao mostrar o potencial de transportes autônomos, mas eles não são uma empresa de carro. Provavelmente irão licenciar para outras empresas. Então, eu não diria que o Google é um competidor. Competiríamos com alguém que tivesse sua licença, mas não com o próprio, diretamente", justificou.

No vídeo abaixo, você assiste a entrevista completa de Musk na Code Conference:

As afirmações de Elon Musk devem ser levadas em consideração, pois ele é um dos principais nomes no mercado automobilístico e um dos pioneiros quando o assunto são os carros elétricos. Além disso, as declarações vêm ao encontro de outros rumores publicados no último ano pelo Wall Street Journal e pela Bloomberg. Ambos afirmam que a produção de um "Apple Car" deve ter início entre 2019 e 2020, e que as primeiras unidades devem entrar em circulação daqui quatro anos.

O projeto de carro elétrico da Apple estaria em desenvolvimento há anos, mas só a partir de 2014 é que os rumores ganharam força, após a entidade iniciar uma onda de contratações. Entre elas, estão vários engenheiros da A123, fabricante de baterias para veículos elétricos, e outros profissionais que antes eram funcionários da Tesla, incluindo Jamie Carlson, ex-engenheiro sênior da companhia de Musk.

Outros nomes que estariam envolvidos são Megan McClain, ex-engenheira da Volkswagen; Vinay Palakkode, pesquisador de pós-graduação da Universidade Carnegie Mellon; Xianqiao Tong, desenvolvedor de um software para assistência de direção e ex-NVIDIA; Paul Furgale, ex-vice-diretor do Laboratório de Sistemas Autônomos do Instituto Federal Suíço de Tecnologia; Sanjai Massey, engenheiro da Ford com experiência no desenvolvimento de veículos conectados e automatizados; Stefan Weber, ex-engenheiro da Bosch com experiência em sistemas de assistência ao motorista com base em vídeos; Lech Szumilas, ex-pesquisador da Delphi com experiência em visão computacional e detecção de objetos; e Doug Betts, ex-diretor do grupo Chrysler, que chefiava a área de controle de qualidades de automóveis.

Fonte: Re/code via MacRumors, 9to5Mac, Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome