“Pai do e-mail”, Ray Tomlinson morre aos 74 anos nos Estados Unidos

Por Redação | em 07.03.2016 às 07h18

Ray Tomlinson

Faleceu na manhã do último sábado (05) Ray Tomlinson, considerado o “pai” do serviço de e-mails como conhecemos. A informação a respeito de sua morte foi feita por Vint Cerf, outro pioneiro da Internet, em seu perfil no Twitter. Suspeita-se que o engenheiro tenha sofrido um ataque cardíaco.

Apesar de não ter sido o inventor da tecnologia que permite trocar correspondências virtuais, Tomlinson criou o uso do sinal de “@” para dividir os endereços de e-mail em 1971. Em inglês, o sinal de arroba é lido como “at”, que significa “em” (ou “na”/”no”), então usar esse símbolo para separar o nome da pessoa ao servidor onde sua conta está cadastrada traz a ideia de que ela está em algum lugar. Esse conceito fez com que a Internet passasse a ser vista como um lugar, mesmo que não seja um espaço físico. O “pai do e-mail” também criou os campos “De”, “Para” e “Assunto”, que são utilizados como padrão por serviços de correio eletrônico até hoje. 

Tomlinson nasceu em 1941 no estado de Nova Iorque, fez estágio na IBM e se formou engenheiro elétrico em 1963, especializando-se na mesma área no renomado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Já em 1967, desenvolveu aplicações para a Arpanet, que foi o embrião do que hoje conhecemos como Internet.

Fonte: Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome