Morre aos 42 anos Ian Murdock, criador do Projeto Debian e ex-CTO da Linux

Por Redação | em 31.12.2015 às 11h39

murdock

Nesta quarta-feira (30), Ian Murdock, conhecido como fundador do Projeto Debian e ex-funcionário da Sun e Salesforce, faleceu com apenas 42 anos. As informações sobre o incidente ainda são escassas, mas alguns indícios apontam que Murdock cometeu suicídio.

O ex-CTO da Linux Foundation havia recentemente tido alguns problemas com a polícia, no qual enviou um tweet posteriormente falando sobre suicídio. 

Murdock foi uma figura fundamental no movimento open source. Seu Projeto Debian e seu trabalho na Docker foram inovadores. Ele desenvolveu o Debian enquanto ainda era estudante na Universidade de Purdue, criando um sistema de instalação que simplificou os pacotes de código aberto.

Murdock também trabalhou na Sun Microsystems e recentemente atuou na Docker. "Nós nos consideramos sortudos por ter conhecido Ian e trabalharmos com ele. Ele espantou a todos com o que trabalhou com a profundidade de seu pensamento, paixão e experiência. Ele era verdadeiramente brilhante e uma inspiração para muitos de nós; sua morte é uma perda para todos que ele conheceu e tocou", escreveu Ben Golub, CEO da Docker.

A equipe da Debian também expressou suas condolências, salientando que Murdock sempre trabalhou "para o melhor futuro possível". Para quem desejar enviar suas condolências à família de Murdock, um e-mail foi criado para essa finalidade: in-memoriam-an@debian.org.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome