Empreendedor australiano diz ser criador das Bitcoins, mas internet não acredita

Por Redação | em 02.05.2016 às 11h36

Bitcoins

O mistério sobre o criador das Bitcoins chegou ao fim neste final de semana (ou não), quando um empreendedor australiano chamado Craig Wright se revelou como sendo o mítico Satoshi Nakamoto. Corroborado por autoridades sobre o assunto, o empresário se assumiu como o responsável pelo criptodinheiro para três grandes veículos de comunicação – a BBC, a revista GQ e o jornal The Economist. Mas alguns entusiastas não estão satisfeitos com as provas exibidas por ele.

Para provar que é mesmo quem dizia ser, Wright teria liberado para os órgãos de imprensa uma assinatura digital ligada aos primeiros blocos de Bitcoins liberados na rede, os mesmos que, até hoje, estariam em posse do criador. A noção é que o responsável por todo o código teria, ainda hoje, uma das maiores carteiras do criptodinheiro, com um milhão de moedas virtuais, o equivalente a cerca de US$ 450 milhões.

Ele teria confirmado ser o próprio Nakamoto ao assinar digitalmente documentos com a mesma identidade usada para entregar os primeiros blocos de moedas virtuais a Hal Finey, um dos primeiros engenheiros a trabalharem com a moeda. Indo além, a BBC também conseguiu confirmar a veracidade das afirmações de Wright com duas outras autoridades sobre o assunto – o diretor e fundador da Bitcoin Foundation, Jon Matonis, e Gavin Andresen, um dos primeiros engenheiros de computação a trabalharem com os códigos da moeda digital. 

Craig Wright

Entretanto, para membros de um fórum de entusiastas em segurança e Bitcoins, tudo pode não passar de mais um engodo. Por mais que Wright já tenha sido apontado antes como Nakamoto, algo que ele negou no passado, apenas a exibição de uma assinatura seria pouco. Esse tipo de identidade, afirmam eles, pode ser transferida e até mesmo hackeada, e o empreendedor pode simplesmente ter acesso a ela, o que não significa que ele é o verdadeiro criador.

Além disso, apontam que a assinatura digital vista pelos veículos de imprensa seria antiga, e que em nenhum momento Wright apresentou uma versão atualizada para corroborar sua história. Horas depois, quando o noticiário começou a falar sobre isso, exatamente essa exigência teria sido publicada no Reddit, sob um poema do francês Jean-Paul Sartre, entretanto, o documento não contém o nome de Wright nem nenhuma citação a ele, o que, para muita gente, leva a crer que o verdadeiro Nakamoto ainda está por aí, e que uma de suas identidades teria mesmo caído nas mãos do empreendedor.

Mais do que tudo isso, os entusiastas do dinheiro virtual alegam que não há qualquer razão para que Satoshi Nakamoto se revele ao público. Mais do que isso, ele sempre mostrou um gosto pelo anonimato, comunicando-se com os desenvolvedores da plataforma por meio de e-mails. Sendo assim, não há razões pelas quais ele escolheria o holofote da mídia, quando uma simples mensagem poderia resolver tudo.

Outra prova que validaria a ideia de que Wright não seria o verdadeiro criador das Bitcoins está na quantidade de moedas que ele possuiria. Caso fosse verificado que ele realmente está em posse de mais de US$ 450 milhões, ele poderia cair nas garras da Receita Federal australiana, algo com o que, claro, ninguém ficaria feliz. E, nesse caso, seria muito mais interessante manter-se anônimo e fazer de conta que nada está acontecendo.

Esta é a segunda vez que veículos de imprensa publicam histórias longas alegando terem descoberto o criador das Bitcoins. Em 2014, um engenheiro de software aposentado chamado Dorian Satoshi Nakamoto foi apontado pela Newsweek como o responsável pela gênese das criptomoedas. Na época, ele revelou estar se preparando para processar a publicação – abrindo até mesmo um fundo para doações de interessados em ajudar –, mas não existem informações se ele realmente foi adiante.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome