Nintendo NX não deve trazer bloqueio de região

Por Redação | em 31.08.2016 às 14h39

Nintendo NX

A Nintendo pode até tentar fazer mistério em torno do seu próximo console, mas as novidades sobre o NX continuam a aparecer. Desta vez, um novo rumor afirma que o sistema vai abandonar a trava de região, um bloqueio que a empresa sempre trouxe em seus videogames e que impedia que jogadores importassem títulos de outros continentes. Assim, segundo esse novo boato, o NX seria o primeiro console de mesa da Big N a abrir mão do impedimento.

De acordo com site Let’s Play Video Games, fontes próximas ao NX afirmaram que os kits de desenvolvimento enviados pela empresa não possuem o bloqueio, podendo rodar títulos americanos, japoneses e europeus sem qualquer tipo de desbloqueio ou coisa parecida. E, por mais que pareça apenas um detalhe, essa é uma excelente notícia para os jogadores, pois acaba com as barreiras que a própria Nintendo colocava no acesso a determinados games.

Muitos jogos de GameCube, Wii e Wii U foram lançados somente no Japão, o que impedia que jogadores americanos e brasileiros tivessem acesso a eles. Por mais que você importasse o game, a trava de região não permitia seu funcionamento. Foi por essa razão, por exemplo, que muitos fãs ficaram sem jogar Fatal Frame 4, que chegou ao Wii somente no Japão e nunca apareceu no Ocidente. 

Attack On TitanSem trava de região, jogos japoneses ficam mais acessíveis nos consoles da Nintendo

Assim, se o NX abandonar essa prática, esse tipo de problema deixa de existir. Se um game for lançado apenas no Japão ou mesmo se você encontrar uma promoção na Europa, pode fazer a importação sem medo de ver seu console não reconhecer o disco. É o tipo de coisa que Sony e Microsoft já fazem há tempos. A trava é, inclusive, uma das principais justificativas dos hackers para desbloquear os videogames.

Além disso, o site detalha ainda algumas características do hardware. Segundo ele, o NX será mesmo um híbrido de sistema de mesa com portátil e a estrutura fixa será um pouco mais grossa do que o 3DS XL. A página também entrega mais informações sobre o curioso controle destacável. Como as imagens revelam, ele aparece com a parte inferior do portátil com alguns novos conectores e a possibilidade de se remover os botões laterais. Isso nos ajuda a ter uma ideia de como ele será, mas é sempre bom lembrar que nada disso é oficial.

NXEsquema mostra como será o NX, com destaque às suas entradas e controles destacáveis

Enquanto isso, a Nintendo segue no mais absoluto silêncio em torno do aparelho. Tudo o que sabemos é que a expectativa de lançamento é para o próximo mês de março. O anúncio deve acontecer nos próximos meses.

Via: Let's Play Video Games

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome