Nintendo NX pode ser mistura entre console e portátil

Por Redação | em 16.10.2015 às 12h40

Nintendo Wii U

Se o Wii U já tentou fazer as vezes de console portátil, com o GamePad podendo ser usado sem uma televisão ligada, mesmo que ainda dependendo do console em si, parece que o NX está disposto a se livrar de tais amarras. Novos rumores sobre o NX, próximo aparelho da fabricante, indicam que ela pode estar trabalhando em um aparelho híbrido, que misturaria as duas ideias em um só.

Levando esse ideal mais além, a Nintendo estaria trabalhando em um dispositivo que mistura as funções de portátil com as de um console tradicional. Assim, o NX teria um controle-videogame que poderia funcionar tanto em conjunto com uma base, mas também de forma independente, fora do raio de alcance dela, o que significa que ele poderia ser levado por aí, algo que o Wii U ainda não é capaz de fazer.

De acordo com os novos rumores, que teriam sido obtidos de fontes ligadas ao desenvolvimento do aparelho, ele ainda estaria um pouco longe de sua versão final. A Nintendo ainda estaria trabalhando na parte de hardware, buscando chips gráficos que representem o que há de mais avançado no mercado, de forma a evitar que as mesmas críticas que se abateram sobre o Wii e o Wii U se repitam aqui. A empresa busca performance, já que com ela pode conquistar de volta o apoio de produtoras de jogos que a abandonaram nos anos recentes.

Também por isso, a fabricante já estaria distribuindo kits de desenvolvimento para parceiros, não somente para que eles comecem a desenvolver títulos para o console, mas também para mostrar o que o NX pode ser capaz de fazer. Assim, acredita a Nintendo, as empresas teriam uma grande vantagem na produção de títulos e experiências inovadoras, uma vez que ainda devemos ter uma espera de alguns anos até que o produto chegue às prateleiras.

A “Big N”, porém, se mantém muda sobre o assunto. A empresa apenas confirma a produção de uma nova plataforma, mas já deixou claro que o NX não deve nem mesmo ser o nome final dela, repetindo uma dinâmica que já aconteceu antes com o GameCube e o Wii, que também tiveram codinomes durante seu processo de produção. Respectivamente, eles se chamavam Dolphin e Revolution.

Além disso, a companhia não deu uma data exata para revelar o aparelho. A expectativa é que ele seja mostrado pela primeira vez na E3 do ano que vem, que acontece em julho. A expectativa de que o videogame desse as caras já na edição deste ano foi frustrada pela própria empresa, que revelou antecipadamente que não tocaria no assunto.

Essa previsão para 2016 é, inclusive, corroborada pelos próprios rumores recentes, que indicam que um anúncio no ano que vem é realmente iminente. Isso fixaria a data de lançamento do Nintendo NX para o Natal de 2017, colocando, quem sabe, um forte concorrente ao PlayStation 4 e Xbox One em uma das temporadas de compras mais aquecidas do ano.

Por enquanto, porém, nada de oficial. Sabemos apenas que o NX existe e que deve chegar às lojas algum dia. A Nintendo não se pronunciou sobre nada além disso.

Fonte: The Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome