Jogadores que piratearam Pokémon Sun/Moon estão sendo banidos pela Nintendo

Por Redação | em 17.11.2016 às 12h42 - atualizado em 17.11.2016 às 13h24

Pok

A pirataria é algo que talvez nunca deixe de existir, sobretudo na indústria dos videogames. Aqui no Brasil, por exemplo, ela ajudou a impulsionar o mercado e a moldar a cultura de games. O problema é que nem todo mundo é tão "maleável" com a pirataria assim, e a Nintendo é uma das empresas que combate a prática.

Tanto é que centenas de jogadores estão se queixando em fóruns como GBA Temp, 4Chan e Reddit de que não conseguem mais jogar online ou sequer acessar a eShop do Nintendo 3DS. E aí você se pergunta: e o que isso tem a ver com pirataria?

Revoltado, usuário diz que nunca mais vai comprar nada na eShop depois de ser banido. Aparentemente ele nunca comprou nada por lá mesmo.
Revoltado, usuário diz que nunca mais vai comprar nada na eShop depois de ser banido. Aparentemente ele nunca comprou nada por lá mesmo... (Reprodução: Kotaku)

Pois bem, aparentemente esses jogadores foram os mesmos que baixaram roms de Pokémon Sun/Moon que surgiram na web antes do lançamento do jogo. Só que eles se deram mal, já que a Nintendo conseguiu identificá-los e passou a faca geral, banindo as contas e cortando todas as capacidades online dos 3DS.

O chororô é grande nos fóruns e já tem gente sugerindo algumas gambiarras para que os piratas possam voltar a usufruir do 3DS normalmente. Em uma publicação, um usuário diz para as pessoas comprarem um novo 3DS e extrair as informações da placa para então injetá-las no 3DS banidos. Depois disso, bastaria eles retornarem o aparelho para a loja e pedir por um reembolso - uma prática que a gente nem precisa dizer o quão ridícula é, né?

Sem entender o que está acontecendo, este jogador pergunta como pode resolver o problema de conectividade do 3DS dele. Usuários sugerem comprar um 3DS novo
Sem entender o que está acontecendo, este jogador pergunta como pode resolver o problema de conectividade do 3DS dele. Usuários sugerem comprar um 3DS novo (Reprodução: Kotaku)

Diante de todas essas queixas, a Nintendo veio a público confirmar que sim, percebeu uma quantidade absurda de "versões não-autorizadas de vários jogos se conectando a servidores oficiais e violento os termos de uso" da empresa. "Todos os Nintendo 3DS dos usuários que armazenavam essas cópias não-autorizadas foram banidos da rede online da Nintendo", confirmou a empresa.

E você? Concorda com a atitude da Big N ou acha que ela foi longe demais? Deixe a sua opinião nos comentários aqui embaixo.

Via Kotaku

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome