Netflix lança sistema para criação de listas de recomendações

Por Redação | em 15.07.2016 às 16h45

Flixtape

Os dias de copiar links ou simplesmente avisar aos amigos que algo está presente no Netflix. Nesta sexta-feira (15), a empresa lançou o Flixtape, um serviço voltado para a criação de listas de recomendações que podem conter diferentes episódios de séries ou vários filmes, de acordo com temas, gêneros ou assuntos específicos, decididos pelos próprios usuários. A funcionalidade, por enquanto, está disponível apenas em inglês.

A ideia da empresa é facilitar a vida de quem deseja fazer o compartilhamento de conteúdo, uma vez que as listas podem ser enviadas diretamente da página do Flixtape por meio de redes sociais ou e-mail. Os usuários podem incluir até seis episódios ou filmes em uma mesma lista, com mais três sendo gerados automaticamente pelo algoritmo do serviço e podendo, ou não, ser incluídos.

A ideia por trás da limitação é garantir que a relação seja de indicações, e não de acervo. O Netflix não quer que as pessoas criem uma sequência de conteúdo com um determinado ator, uma vez que seu próprio algoritmo já possui esse tipo de funcionalidade, nem listas com todos os episódios de uma determinada série, que também já estão ordenados normalmente por lá. O plano é que os usuários montem uma sequência de “capítulos essenciais” ou “filmes para o verão”, algo como as playlists temáticas que são feitas em um Spotify.

Listas pré-prontas também estão disponíveis e são igualmente customizáveis. Ainda, a plataforma oferece sugestões de temas caso o usuário esteja sem ideias no momento, além de ajudar, com seu próprio algoritmo, indicando capítulos e filmes de acordo com os temas digitados. Se quiser, dá para deixar tudo isso de lado e criar uma lista a partir do zero, usando a caixa de busca.

Na prática, trata-se de uma forma de customização de muitas das categorias de conteúdo já existentes no próprio Netflix, que vão muito além de organizações formais. Além de dividir seu conteúdo por gênero, realizadores ou intérpretes, a empresa já é reconhecida por criar divisões de “filmes com mulheres fortes” ou “comédias com animais de estimação”, por exemplo. Agora, permitem que os clientes expandam a própria imaginação.

O conceito, como o nome indica, é baseado nas mixtapes, fitas ou discos gravados pelas pessoas com combinações de músicas para indicação ou baseados em gostos diferenciados. Entretanto, apesar de ser uma função do Netflix, a empresa não pretende integrar o Flixtape à própria plataforma de filmes e séries, mantendo-a como uma opção separada, que pode ser acessada até mesmo por quem não é assinante, apesar de apenas os pagantes poderem assistir às opções.

Fonte: Flixtape

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome