Netflix lança campanha antibullying inspirada em 13 Reasons Why

Por Redação | em 17.04.2017 às 13h35

Pegando carona no sucesso da série 13 Reasons Why, a Netflix trouxe uma campanha bem interessante para discutir o bullying e os impactos desse tipo de comportamento na vida das outras pessoas. A proposta da ação é fazer com que as pessoas consigam avaliar o próprio comportamento para descobrir se são ou não o porquê de uma pessoa ficar em depressão, como acontece na série.

Simulando uma conversa de WhatsApp, a campanha “Você também é um porquê?” traz alguém que começa a desabafar sobre algo que aconteceu em sua escola. Tudo começa com piadinhas e zoações aparentemente inofensivas a algum colega de classe e avança para questões mais delicadas, como isolamento, invasão de privacidade e exposição de conteúdo íntimo. E, a todo momento, o usuário é convidado a interagir com as mensagens, sendo perguntando frequentemente se já fez algo do tipo em algum momento.

A ideia é realmente criar um choque de realidade, principalmente quando você percebe a culpa que a outra pessoa carrega por se sentir responsável pelo suicídio dessa colega. A campanha traz toda uma lição de moral ao melhor estilo episódio do He-Man, mas não há como negar que a mensagem é pesada e muito relevante, principalmente quando toca em pontos que parecem não fazer mal algum, como compartilhar boatos. E completa dizendo que é preciso discutir as consequências desse tipo de comportamento.

Ação simula uma conversa de WhtsApp em que o usuário é convidado a participar

Além disso, a ação termina trazendo uma série de links para serem compartilhados via WhatsApp para que mais pessoas participem dessa sessão de desabafo. O interessante é ver como são as publicações: todas elas trazem alguma chamada sensacionalista e descrições feitas como se fossem realmente um boato ou mesmo algo vazado na internet — como você certamente já deve ter recebido no grupo da família ou de amigos alguma vez.

Toda essa discussão faz parte da trama de 13 Reasons Why, nova série da Netflix e que vem fazendo muito sucesso desde que seus episódios chegaram à plataforma de streaming. E a história parte exatamente dessa mesma premissa, com o espectador entendendo como o comportamento de um grupo de alunos levou a aluna Hannah Baker a tirar a própria vida. E o seriado vem sendo muito elogiado exatamente por tocar em uma questão que ainda é tabu em muitos meios e que precisa ser discutida — ainda que muita gente já tenha apontado problemas ao que a série apresenta.

Ainda assim, a estratégia da Netflix com a campanha é muito boa, exatamente por saber transformar esse formato tão comum em algo com um propósito bastante relevante para os tempos atuais. Além disso, o fato de toda a ação já ser moldada para caber na tela de um smartphone e compartilhado via WhatsApp, onde esse tipo de boato e fofoca realmente se espalha — é uma ótima forma de misturar o conteúdo ficcional da série com aquilo que a gente sabe que acontece por aí todos os dias.

Via: Você também é um porquê?

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