Spark Browser versus Chome versus Firefox. Qual é o melhor?

Por Redação | em 04.02.2014 às 18h38 - atualizado em 13.05.2015 às 17h04

* Publieditorial

Todo browser tem características e funções próprias, que fazem com que o público escolha aquele que melhor lhe atenda na web. O Chrome é muito apontado por ser leve; os fãs do Opera elogiam a quantidade de features extras; a turma do Firefox levanta a bandeira do software livre; isso só para citar alguns.

E nós tivemos uma boa surpresa ao testar o Baidu Spark Browser. Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, ele oferece várias funções nativas que não existem em outros programas, como navegação por gestos, download facilitado de mídia da internet, entre outras características.  

O que ele tem de bom?

De acordo com o Baidu, seu browser é o mais veloz entre os navegadores disponíveis para Windows para ser iniciado, carregar uma página ou abrir uma nova aba. E, realmente, o software é bastante esperto. Isso se deve ao fato dele ter sido desenvolvido com o motor de código aberto Webkit, que também é utilizado pelo Chrome e pelo Safari. Só que, como a ferramenta é open source, foi possível executar customizações e melhoras a fim de torná-lo o mais rápido e leve possível.

browser baiduA "cara" do Spark Browser (Imagem: Reprodução)

Mas este não é o único argumento do Baidu para convencê-lo de que o Spark é melhor que a concorrência. Enquanto o Google espalhou aos quatro cantos na semana passada que o Chrome, agora, possui uma ferramenta para silenciar páginas com áudio, o Spark já oferece esse recurso há tempos. Um outro serviço interessante e que vem de forma nativa no navegador do Baidu é o botão "Media". Ao clicar nele, você consegue baixar vídeos de plataformas como YouTube e vários outros sem segredo algum. É clicar e baixar.

Caso os vídeos sejam clipes musicais, é possível transformá-los em MP3 e carregar toda sua biblioteca musical em seu telefone ou tocador de música.

Baidu spark browserAo clicar no botão "Media", é possível fazer o download do vídeo ou do áudio em questão (Imagem: Reprodução)

Aliás, ao acessar uma página com vídeo, um botão aparece automaticamente e, ao clicar sobre ele, você consegue destacar a janelinha e continuar assistindo o conteúdo de forma sobreposta às outras telas que você estiver navegando.

Baidu spark browserBotão "pop up" permite destacar janela do vídeo (Imagem: Reprodução)

No botão "Torrent", é possível buscar por filmes ou arquivos de mídia na web e baixá-los em uma interface super simples e funcional. A vantagem, aqui, é que torna-se desnecessário fazer o download de um software específico para o gerenciamento desses downloads – tudo está integrado, a um clique da sua tela de navegação. 

Baidu spark browserFerramenta de torrent é integrada ao navegador (Imagem: Reprodução)

O menu traz, ainda, outros botões que facilitam a navegação. O "reloginho" mostra as últimas guias fechadas e basta um click para abri-las novamente; já no canto direito, é só clicar na "tesourinha"  para fazer a captura da tela. É possível selecionar uma área específica e até adicionar anotações em texto ou fazer desenhos no recorte. Tudo isso proporciona uma navegação mais ágil e agradável.

Captura de TelaCaptura de tela é feita de forma simples (Imagem: Reprodução)

Uma observação importante é que, apesar da quantidade de botões, eles ocupam uma área bem pequena no topo da tela, não comprometendo o espaço de exibição das páginas navegadas. O único detalhe maior, que salta aos olhos, é o logo do browser no canto superior esquerdo - que lembra, inclusive, o formato utilizado pela Microsoft em sua suíte de aplicativos Office.

O Spark ainda oferece uma "brincadeira" para deixar sua navegação menos séria. Há um botãozinho em forma de camiseta que serve para que você "mude a roupa" do browser. Existem seis opções nativas de skins para deixar o ambiente com a sua cara. 

Baidu spark browser

spark browserSkins "mudam a cara" do navegador (Imagem: Reprodução)

E não acabou: toda a biblioteca de extensões do Chrome funciona perfeitamente no Spark. Aliás, é a própria Chrome Web Store que você acessa ao tentar baixar algum aplicativo para o navegador. E, pra completar, é possível fazer login com sua conta Google. Assim, todos os favoritos e senhas armazenados no Chrome podem ser importados. Isso faz com que você se sinta "em casa" logo no primeiro acesso ao Spark, sem precisar se preocupar com logins e cadastros já feitos anteriormente.

Baidu spark browser

A semelhança com o Chrome pode ser percebida em diversos momentos, e isso não é por acaso. Como já explicamos, o navegador do Baidu utiliza o mesmo motor do navegador do Google, e isso faz com que a compatibilidade entre os dois seja bastante grande. Até a área de configurações é muito parecida: conteúdo, opções de segurança, gerenciamento de extensões, definição de página inicial, entre outros recursos, são feitos quase que de forma idêntica ao browser do Google.

baidu

Recurso bônus: navegação por gesto

O Baidu teve uma incrível sacada ao incorporar comandos de movimento em seu browser. Funciona assim: ao segurar o botão direito do mouse e arrastá-lo em determinadas direções, o navegador executa diferentes funções. Por exemplo: segure o botão direito e faça um movimento rápido para a direita que o sistema avança uma página. Faça o mesmo movimento rápido para a esquerda e ele volta uma página na navegação. Um movimento rápido para baixo, seguido de um movimento para a esquerda significa o fechamento de todas as guias. Parece uma besteira, mas isso se torna extremamente intuitivo com o passar do tempo e acaba salvando alguns bons segundos do seu precioso tempo. 

Baidu spark browser

Vale a pena?

O Spark Browser surpreende. Bem rápido e leve, o navegador conquista rapidamente o usuário que der uma chance a ele. Se você está acostumado com o browser do Google, vai perceber que trata-se, basicamente, de um Chrome "com esteroides", trazendo recursos extras que só se fariam presentes na versão da empresa norte-americana após a instalação de diversos plugins. O interessante é perceber que, mesmo com a adição de tantos extras, o navegador continua estável e ágil, sem comprometer os recursos do computador. Vale a pena experimentar!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar