Microsoft Edge anuncia fim do suporte nativo para o Adobe Flash

Por Redação | em 14.12.2016 às 19h40

Adobe Flash

O fim da linha está realmente chegando para o Adobe Flash nos navegadores web. Depois da Mozilla, chegou a vez da Microsoft apontar que bloqueará por padrão o formato Flash na próxima atualização do seu browser Edge.

A próxima versão do navegador suportará o padrão HTML5 e quem quiser continuar a ver conteúdos em Flash terá que instalar um plugin específico. Mesmo assim, a Microsoft tomará algumas medidas para tornar a transição mais tranquila.

Uma dessas medidas é que alguns sites mais populares que ainda utilizam Flash não cairão no bloqueio do browser. Entretanto, a companhia de Redmond não deu detalhes sobre quais sites farão parte desta lista, embora o plano é que ela seja diminuída ao longo do tempo, esperando que estas páginas migrem para padrões que não sejam Flash.

A atualiação para o Microsoft Edge deverá sair em breve junto com a próxima build do Windows Insiders, para usuários com acesso antecipado. Para o público em geral, ela deverá chegar somente com a Creator's Update, que será lançada em uma data ainda não definida no ano que vem.

A decisão da Microsoft se soma à de outros desenvolvedores de browsers, que aos poucos estão retirando o suporte ao padrão da Adobe. Na semana passada, o Googl também afirmou que retirará o suporte ao Flash das configurações no seu browser Chrome.

Além do Google e Microsoft, a Apple (desenvolvedora do Safari) e a Mozilla Foundation (do Firefox) também afirmaram que não terão mais suporte nativo ao Adobe Flash. Para completar, nem a Adobe acredita mais no seu produto, já que lançou novos produtos como o Animate CC.

Agora a bola está no campo dos desenvolvedores e dos sites, que terão que se mexer. Com os quatro principais navegadores abandonando o Flash, talvez seja a hora de refazer seus sites baseados na tecnologia.

Fonte: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar