Firefox encerrará suporte ao Windows XP e Vista em 2017

Por Redação | em 27.12.2016 às 15h32 - atualizado em 27.12.2016 às 16h26

Firefox

A Mozilla informou no seu site oficial que o Firefox 52, navegador que chega em março de 2017, será o último a suportar os Windows XP e Vista. Segundo a empresa, ainda haverá atualizações de segurança, mas nenhum recurso será adicionado e o suporte se encerrará totalmente em setembro, mesmo para usuários corporativos.

“A Microsoft finalizou suporte para Windows XP em 2014 e finalizará para Windows Vista em 2017. Sistemas operacionais sem suporte não recebem atualizações de segurança, tem exploits conhecidos e podem ser perigosos de se usar, o que torna difícil para nós mantermos o suporte do Firefox nessas versões”, diz o comunicado. A recomendação da Mozilla é migrar para versões mais novas do Windows ou instalar uma distribuição Linux.

A Mozilla ainda avisa àqueles que estiverem usando o Firefox em um Windows XP ou Windows Vista, que serão, em março, automaticamente atualizados para a Versão de Suporte Estendido do Firefox. O usuário continuará recebendo importantes atualizações de segurança do Firefox, mas nenhuma nova funcionalidade ou atualizações.

Apesar de parecer estranho que alguém ainda tenha um computador com Windows XP em pleno ano de 2016, mas essas máquinas representam 2,52% de market share no Brasil, mais que os 2,38% do Windows 8, segundo o StatCounter. E pasme, na China o Windows XP ainda detém 17,4% do mercado, acima do Windows 10 e abaixo apenas do líder Windows 7.

Outros navegadores já encerraram o suporte aos dois sistemas há algum tempo. O Chrome não distribui mais novas versões desde abril de 2016, enquanto o Internet Explorer ficou parado na versão 9 no Windows Vista, liberada em 2011.

Fonte: Mozilla Support

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome