Spotify vai apostar em conteúdo de TV e lançar 12 séries originais sobre música

Por Redação | em 09.05.2016 às 11h39

Spotify na TV

Com mais de 75 milhões de assinantes, era natural que o Spotify apresentasse novos conteúdos para aumentar ainda mais o número de usuários. E é exatamente isso o que pode acontecer em breve, pois, de acordo com a Bloomberg, a companhia possui pelo menos 12 programas em desenvolvimento.

Falamos "programas" porque a plataforma vai apostar em elementos que já são comuns no mundo televisivo. Essa estratégia não é inédita para o serviço, uma vez que a empresa lançou, há cerca de um ano, clipes da BBC e do Comedy Central. Em janeiro deste ano, foi adicionada uma seção dedicada para a exibição de vídeos.

Contudo, essas iniciativas não deram o retorno esperado, e o Spotify espera que, com esse novo movimento em ampliar seu conteúdo em vídeo, mais pessoas se cadastrem no aplicativo, enquanto aqueles que já possuem uma conta passem mais tempo usando a plataforma de streaming.

A nova programação em vídeo vai focar, obviamente, na música, e vai abranger performances ao vivo, biografias de bandas e artistas e mostrar mais da cultura pop em geral. A Viacom, por exemplo, está produzindo conteúdo original "enraizado na música, cultura pop e animação". Além disso, os 12 programas são o pontapé inicial para a produção de outras novidades que não envolvem apenas a música, mas também séries de comédia e animação para um público mais jovem.

"A música sempre será [o item] mais importante, mas nosso público, que gosta da gente, quer mais de nós. A ideia é garantir que os usuários possam utilizar o Spotify para algo além de suas listas de reprodução", comentou Tom Calderone, responsável pela direção de conteúdo do Spotify.

Abaixo, veja a descrição dos novos shows que devem ser disponibilizados no Spotify em breve:

Rush Hour - Dois artistas de hip-hop (uma lenda e um novato) são apanhados em uma van durante a hora do rush em Los Angeles. Conforme eles dirigem para uma local desconhecido, eles devem fazer um remix ou mashup de uma de suas canções mais conhecidas. Feito isso, eles chegam ao centro da cidade e estacionam na nova empresa de Russell Simmons, a All-Def Digital, onde vão tocar sua nova colaboração (além de outras músicas) para uma multidão de fãs.

Landmark - Composto por entrevistas exclusivas, imagens de arquivo e elementos multimídia únicos, o programa trará, em cada episódio, a história de um momento ou um movimento importantes para a história da música. Cada capítulo é acompanhado por um longo podcast que vai analisar em profundidade músicas específicas.

Drawn & Recorded - Com narração do vencedor do Oscar T-Bone Burnett e animação de Drew Christie, cada episódio da série contará uma curiosidade da história da música. As tramas vão abordar temas cômicos e introspectivos, e terá a participação de vários artistas de todo o espectro musical.

Life in Short - Uma série antológica que celebra os artistas mais enigmáticos do mundo da música. Cada um dos 24 episódios do seriado aborda um único artista, e cada um dos subepisódios (de dois minutos de duração) usa uma narrativa diferente (animação, documentário, homenagem pela obra) para destacar um aspecto chave da vida do artista. Os episódios terão desde temáticas engraçadas até inspiração e aspectos sombrios. Cada episódio foi projetado para ter vida própria, mas a série como um todo vai fornecer uma visão única sobre o assunto.

Trading Playlists - Duas celebridades trocam suas playlists no Spotify por um dia para que possam descobrir novas músicas, aprender mais sobre uma e outra e destacar formas de música ligadas à identidade e cultura uma da outra.

Singles - Filmado no novo estúdio de música e arte do Spotify em Nova Iorque, a série mostra aos espectadores o processo de gravação das músicas mais conhecidas por seus artistas. Singles terá uma sensação superintimista, quase "low-fi". Enquanto a série terá um olhar mais consistente, alguns elementos visuais vão se alinhar com as sensibilidades de cada artista.

Rhymes & Misdemeanors - Em cada episódio desta série sobre crimes, o serviço fará o perfil de algum crime notório no mundo da música. Desde o canibalismo do rapper Big Lurch causado pela droga PCP até a trama do assassino de aluguel contratado pelo vocalista da banda As I Lay Dying, o seriado contará a história completa de alguns dos nomes mais promissores da música que optaram tragicamente pelo caminho errado.

Ultimate/Ultimate - Do vencedor do Oscar Tim Robbins, trata-se de uma série cômica e documental que acompanha pessoas apaixonadas (mas talentosas) competindo em um concurso para se tornar a próxima estrela do cenário EDM (música eletrônica). Do fenômeno DJ Sparkle até os irmãos do duo Daft Punk, a série vai explorar os caminhos divertidos e absurdos que as pessoas optam para alcançar seus objetivos musicais.

Generations - Nesta série de performance única, duas gerações do hip-hop vão se unir para criar novas versões de suas músicas mais famosas. Cada capítulo contará com uma apresentação musical, juntamente com segmentos de documentários sobre a experiência.

Public Spaces - Cada episódio desta série trará uma performance notável em alguns dos espaços públicos mais conhecidos do mundo. O seriado promete redefinir o significado de "música para as massas".

Flash Frame - É um "rejuvenescimento para o formato de música" no Spotify. Uma vez por mês, um grande artista vai se apresentar nos escritórios da empresa em Nova Iorque, com o show filmado em vídeo. Após a apresentação, efeitos visuais adicionais serão editados (para incluir, remover ou criar animações, imagens de arquivo etc) e intercalados com uma das faixas musicais para construir uma narrativa em torno da canção. Diretores de vídeos musicais, animadores, profissionais que trabalham com computação gráfica e outros criadores de conteúdo vão ajudar na elaboração de cada um dos episódios.

Focus On - É uma série que acontecerá na intersecção da música, cultura e do Spotify. A empresa vai selecionar uma banda em um "mercado-chave" e promover um show exclusivo para os fãs através dos dados da plataforma de streaming. Além da performance, cada episódio mostrará as particularidades dos locais onde aquela banda se apresentará.

Fonte: Bloomberg via Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome