Spotify quer usar dados sobre os fãs para aumentar a renda dos artistas

Por Redação | em 11.04.2016 às 08h18

Spotify

O Spotify tem planos ambiciosos envolvendo fãs apaixonados que impactam diretamente no futuro dos músicos. O objetivo é ajudar a carreira dos artistas a partir da identificação de quem são seus maiores fãs. Jim Lucchese, CEO da The Echo Nest, companhia de dados de música adquirida pelo Spotify, tem como meta utilizar os dados levantados sobre os usuários do serviço em melhorias no sistema e em benefícios dos músicos.

Lucchese afirma que uma das principais prioridades da plataforma de streaming é encontrar novas fontes de renda para artistas, acreditando que uma solução possível é a exploração do mercado dos 'superfãs'. A partir da análise de dados coletados, foi descoberto que um 'superfã' é cinco vezes mais propenso a gastar dinheiro em shows, por exemplo, e a partir desses indicadores foi percebida uma nova forma de auxiliar na carreira dos artistas. 

Sobre números, Lucchese relata que para muitos artistas a maior parte da renda é fruto de uma pequena parte de fãs: cerca de 10% a 20%, mas que os serviços de streaming estão longe de ser a principal fonte financeira para esses músicos. Diante desses dados, o Spotify separou os fãs em três categorias: Streakers, que são aqueles que ouviram músicas do artista todos os dias na última semana; loyalists, aqueles ouvem um artista mais do que qualquer músico quando conectado ao Spotify; e regulars, que são os que ouviram músicas do artista na maioria dos dias no último mês. 

Essas informações, que passam pelo perfil demográfico dos fãs, podem auxiliar os artistas em suas estratégias, já que é possível conhecer quais as regiões onde o músico faz mais sucesso, ou como se dá o crescimento de fãs, e então encontrar meios de atingir e mobilizar o público. Pensando sob essa perspectiva, vê-se que o interesse do Spotify não é só aumentar os royalties dos artistas, mas também promover e valorizá-los por meio de uma maior conexão com seus fãs.

Via: Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome