Kanye West inova ao modificar álbum recém-lançado em tempo real

Por Redação | em 18.03.2016 às 15h25

Kanye West

O rapper estadunidense Kanye West tem se metido em algumas controvérsias desde que lançou seu disco The Life of Pablo no serviço de streaming Tidal, do também rapper Jay Z. Desde então, ele já reclamou da pirataria, ameaçou processar o Pirate Bay e foi flagrado usando o site de torrents após publicar uma imagem da tela do seu computador. Contudo, se tem algo que se pode dizer de West é que ele a proposta dele para o disco mais recente é algo extremamente inovador.

Isso porque o artista já alterou algumas vezes as músicas desde que o álbum se tornou disponível no Tidal. Com uma estratégia que transforma seu disco em uma espécie de serviço, ele modifica as suas músicas constantemente, oferecendo algumas novidades ao longo do processo. É óbvio que a medida tem irritado muitos fãs, que acusam West de estar desequilibrado também de matar toda a ideia do que é um álbum.

E a questão passa exatamente por aí: ao que tudo indica, Kanye West está de fato explorando as possibilidades abertas pela tecnologia para redefinir (ou negar) o conceito de álbum. E tudo isso acontece dentro do ecossistema do Tidal (estendido também para os seguidores do Twitter), que recebem material exclusivo dos bastidores das modificações feitas pelo artista em tempo real.

Em suma, Kanye West transforma o que era um produto no que seria o primeiro álbum no estilo software como serviço. As pessoas pagam para ter acesso a ele e vão recebendo as novidades conforme elas vão sendo criadas. Nada é estático e tudo pode ser modificado de acordo com as circunstâncias. É provavelmente algo que marca uma mudança ainda mais significativa na forma como os conteúdos são distribuídos pelo Brasil.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome