Mozilla quer abandonar desenvolvimento do Thunderbird para focar no Firefox

Por Redação | em 02.12.2015 às 10h19

Mozilla Thunderbird

A Fundação Mozilla quer centralizar mais esforços de desenvolvimento em torno do Firefox. Para isso, porém, a instituição entende como necessário abrir mão de outros serviços que não estão trazendo o resultado esperado nos últimos anos. É o caso do cliente de e-mail Thunderbird, lançado pela companhia em 2004 e que não recebe mais nenhuma atualização desde 2012.

Há anos o Thunderbird não é mais uma prioridade para a Mozilla, que vem se dedicando cada vez mais ao Firefox para que ele tenha "um amplo impacto na indústria". Agora, a fundação não só quer se desfazer do desenvolvimento do cliente de e-mail, mas também abandonar algumas tecnologias ligadas ao Firefox.

"Para mim, é evidente que, mais cedo ou mais tarde, o pagamento de impostos para apoiar o Thunderbird não terá nenhum sentido como política para a Mozilla", declarou Mitchell Baker, presidente da Fundação Mozilla. Segundo ele, os desenvolvedores do Thunderbird gastam muito tempo simplesmente tentando manter o software em dia com respeito às mudanças que recebe do Firefox e as tecnologias em que ambos os serviços se baseiam. Para Baker, este cenário não é benéfico para nenhum dos projetos.

Assim, a intenção é que o concorrente do Outlook se torne independente, sendo mantido pela própria comunidade. No entanto, como essa mudança acontecerá gradualmente, a Mozilla afirmou que os usuários do gerenciador de e-mail continuarão a receber suporte e que em breve a companhia ficará encarregada por apenas fornecer atualizações de segurança e de manutenção, especialmente às grandes organizações que utilizam o Thunderbird.

A Fundação Mozilla entende que o foco de seu trabalho deve estar ligado ao navegador Firefox, grande responsável pelas suas receitas graças aos acordos de integração com Yahoo, Google e outros serviços de busca.

Fonte: Mozilla

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome