Waze trará beacons para navegação em túneis no Rio de Janeiro

Por Redação | em 21.09.2016 às 14h56

Waze

O Waze anunciou para o Brasil o início do seu Beacons Program, solução que usa sensores de localização e otimiza a navegação em áreas subterrâneas de difícil acesso de rede, como túneis, por exemplo. Em seu início, a solução será testada no Rio de Janeiro.

Para a iniciativa na capital carioca, a empresa estabeleceu parcerias com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RJ), em colaboração com o COR (Centro de Operações do Rio de Janeiro). Em outros países, o programa tem o apoio da PennDOT, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, Sanef (Paris) e Carmelton (Haifa, Israel).

Instalado nas paredes dos túneis, os beacons enviam informações de localização ao aparelho do motorista (uma comunicação apenas em mão única) para permitir que o Waze ou outros provedores de navegação ofereçam rotas e alertas em tempo real, garantindo que os motoristas nunca percam uma saída dentro do túnel e reduzindo colisões causadas por mudanças de faixa em cima da hora, por causa de uma saída.

A escolha pelo Rio de Janeiro faz sentido, já que a cidade conta com um grande número de vias subterrâneas e que cortam os morros que compôem a cidades. Segundo informações da Secretaria de Urbanismo da capital carioca, são mais de 20 túneis operando na cidade. 

A ideia nasceu depois que o engenheiro do Waze, Gil Disatnik, começou a pensar no problema de desconexão comum dentro de túneis, onde a navegação por satélite frequentemente perde a localização do motorista por causa do concreto e de fatores ambientais, deixando os condutores sem a visualização de rota, trânsito ou perigos ao longo de um túnel.

Segundo o Waze, o programa torna o app o primeiro sistema de navegação a guiar os motoristas de forma precisa enquanto eles navegam pelos túneis, onde os beacons estão instalados, promovendo vias mais seguras para todos os motoristas. O projeto é aberto aos parceiros municipais do programa Connected Citizens do Waze (CCP), assim como para outras municipalidades e concessionárias que administram estradas.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome