Terminar mensagens com ponto final te faz parecer mais frio

Por Redação | em 10.12.2015 às 16h57 - atualizado em 11.12.2015 às 11h19

WhatsApp

A máxima de que uma vírgula ou um ponto no lugar certo (ou errado) é capaz de mudar tudo foi colocada à prova por um grupo de pesquisadores da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos. E a constatação obtida foi de que mensagens de texto terminadas com um ponto final fez com que os autores fossem percebidos como frios ou desinteressados por seus interlocutores.

O estudo envolveu a avaliação de 126 estudantes, que deveriam analisar uma série de conversas por escrito, sejam elas enviadas por meio de bilhetes ou mensageiros instantâneos. Em todos os casos, a comunicação envolvia uma pergunta ou proposta seguida por uma breve resposta.

Para a maioria dos participantes entrevistados, o uso do ponto final nas mensagens online – e apenas nelas – foi percebido como um sinal de falta de sinceridade ou desinteresse. Em outros casos, estudantes citaram uma ideia de que o responsável pelo texto estaria pensando calmamente naquilo que está escrevendo, o que implicava em uma maior aderência às regras de ortografia, e acabava soando como frieza.

Para os pesquisadores, a comunicação escrita via internet, cada vez mais, toma os mesmos ares de uma conversação casual e feita pessoalmente. Sendo assim, o ponto final teria assumido um caráter que vai além da simples finalização de uma sentença, e também estaria servindo para exprimir sentimentos e posturas, assim como a exclamação e a interrogação.

Por isso, não se preocupe caso alguém pergunte a você se está tudo bem caso você esteja utilizando a ortografia correta em uma mensagem. Trata-se de mais uma maneira de evolução da linguagem, e outro distanciamento que torna a linguagem casual da web cada vez mais distante da norma culta.

Fonte: The Washington Post

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome