Pedestres flagrados andando e digitando ao celular poderão ser multados nos EUA

Por Redação | em 29.03.2016 às 11h00

digitando ao celular

Dirigir e usar o celular ao mesmo tempo pode causar acidentes de trânsito e até mesmo mortes. Por esse motivo, a prática é irregular em diversos lugares do mundo (inclusive no Brasil, onde motoristas flagrados dirigindo e mexendo em dispositivos eletrônicos simultaneamente são multados, podendo até mesmo serem presos em caso de acidentes graves). Já no estado norte-americano de Nova Jersey, uma deputada está tentando alavancar um projeto que prevê multa também para pedestres que estiverem andando e “teclando” ao mesmo tempo.

Na cidade de Fort Lee, nesse mesmo estado, já existe uma lei que prevê multa para pessoas que estiverem andando e digitando ao celular simultaneamente sob o argumento de que esse hábito pode ser perigoso às pessoas ao seu redor - podendo colocar até mesmo o próprio indivíduo em algum tipo de risco. Com base nesse fato, a deputada Pamela Lampitt pretende estender a lei para todo o estado. Mas isso não significa que seria ilegal conversar com alguém pelo celular enquanto perambula pelas ruas - o uso de fones que permitam conversar sem ocupar as mãos (e os olhos) enquanto estiver andando continuará permitido.

Além de uma multa de US$ 50 aos infratores, o projeto da deputada prevê a possibilidade de prisão por quinze dias (ou ambas as penalidades), da mesma forma que já acontece com pessoas flagradas praticando “jaywalk” - ou seja, atravessando a rua sem observar as regras de cruzamento. Lampitt explica que “pedestres distraídos, assim como motoristas desatentos, apresentam um perigo potencial para si e demais pessoas ao redor. "Um indivíduo atravessando a rua distraído com seu smartphone apresenta o mesmo perigo que alguém que atravessa a rua sem obedecer às regras de trânsito, portanto deveria arcar com, no mínimo, a mesma penalidade”, defende a política.

Fonte: Associated Press

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome