Mastercard lança sistema de selfies para aprovar pagamentos em compras online

Por Redação | em 04.10.2016 às 08h55

MasterCard ID

A Mastercard anunciou nesta terça-feira, 4, a Identity Check Mobile, nova tecnologia para facilitar e tornar mais rápidos os pagamentos feitos por smartphones. Depois de testes bem-sucedidos nos EUA, Canadá e Países Baixos, a solução está disponível para instituições financeiras em 12 países europeus, incluindo o Reino Unido. Em 2017, a tecnologia deve ser liberada para o restante do mundo.

A Identity Check usa as impressões digitais e o reconhecimento facial para autorizar pagamentos, em vez de senhas e dados memoráveis. Para utilizá-la, o usuário primeiro precisa baixar o aplicativo da Mastercard e tirar uma selfie para que seja armazenada uma versão digitalizada do seu rosto nos servidores da Mastercard. A foto então servirá como referência para sempre que o usuário fizer compras.

Para a Mastercard, seu novo serviço vai "acelerar dramaticamente" o processo de compras online. "A experiência de compra se revolucionou graças a recursos avançados como cartões sem contacto (contactless), pagamentos móveis e wearables, e agora trazemos a verificação de identidade móvel uma realidade para compras online na Europa, e em breve, no mundo", ressaltou Ajay Bhalla, presidente do setor de risco e segurança da Mastercard.

Uma pesquisa feita pela própria Mastercard com 449 usuários mostrou que os usuários têm grande interesse pela nova tecnologia: 93% disseram que irão usá-la no futuro e 60% recomendariam seu uso. Já 92% dos respondentes acreditam que a tecnologia é mais conveniente do que o uso de senhas, sendo que 73% acreditam que ela reduzirá fraudes e 83% acham a solução mais segura que outros métodos de comprovação de identidade em uma compra.

Fonte: Pocket-Lint

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome