Anatel revela quando estados restantes ganharão nono dígito nos celulares

Por Redação | em 09.12.2015 às 18h10

Celular

Desde 2012, a começar por São Paulo, a Anatel tem aplicado mais uma grande mudança no sistema de numeração celular no Brasil. Como forma de aumentar a oferta de linhas, todos os telefones estão ganhando um numeral 9 a mais logo no início, em uma alteração que vem acontecendo aos poucos e já afeta diversos estados do país.

Agora, a agência revelou quando o restante da federação vai receber o nono dígito, uma vez que as mudanças no sistema de numeração devem ser completadas até o final de 2016, de forma que as operadoras já possam operar com novas linhas no ano seguinte. Confira o cronograma de adição e, se você ainda não está em um estado em que a modificação foi realizada, saiba quando ela vai acontecer para você:

  • Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, DDDs de 61 a 69: 29 de maio;
  • Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, DDDs de 41 a 49, 51 e de 53 a 55: 6 de novembro.

Apesar da escassez de números ser um fator que se aplica apenas aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Anatel decidiu fazer a mudança em todas as praças de uma só vez, como forma de padronizar as numerações. Sendo assim, em novembro de 2016, todos os celulares do país terão telefones compostos de nove dígitos. Ligações feitas do modo antigo serão completadas de maneira periódica, com o usuário ouvindo um informe sobre a alteração.

Muitas vezes, você não precisa nem se preocupar em atualizar a agenda. Praticamente todos os sistemas operacionais do mercado possuem aplicativos capazes de adicionar o nono dígito automaticamente, enquanto softwares de mensagens como o WhatsApp, por exemplo, são capazes de lidar sozinhos com a alteração, sem que seja necessária a interferência do usuário.

Fonte: Anatel

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome