Airbnb lança atualização e melhora aplicativo mobile

Por Redação | em 20.04.2016 às 12h27

Airbnb

O Airbnb está liberando nesta semana o que chama de sua “maior mudança desde o lançamento do serviço”, com um redesign completo de seus aplicativos para iOS e Android. A nova versão da plataforma chega para tornar mais simples e dinâmica a busca por acomodações ao redor do mundo, com base em critérios como bairro, número de hóspedes ou datas de entrada e saída.

Antes, a interface poluída e cheia de problemas chegava a entregar uma lista de quartos antes mesmo de tais configurações serem inseridas. Em casos como o de Paris, na França, por exemplo, onde existem mais de 60 mil ofertas à disposição, o resultado era uma gigantesca quantidade de informação inútil, além de um pesado carregamento que poderia até mesmo travar o celular. Agora, tudo muda, e o Airbnb investe em um visual mais limpo e moderno, mas acima de tudo, funcional.

Airbnb mobile

A empresa afirma que, com as mudanças, o celular se tornou a melhor forma de navegar pelo serviço. Tudo acontece por etapas: primeiro, o usuário insere o destino, depois, o tipo de acomodação, escolhendo entre casas inteiras, quartos ou moradias compartilhadas; na sequência, seleciona o número de hóspedes ou a presença de animais de estimação e, por fim, configurações específicas como número de banheiros ou outras características, que incluem também uma pesquisa por adjetivos e palavras-chave.

Além disso, as reservas são sempre acompanhadas de um guia turístico, que pode ser enviado por e-mail ou acessado diretamente pelo aplicativo. Ali, estão concentradas informações sobre o bairro onde a acomodação foi reservada, além de dicas sobre programas legais nas proximidades e também alternativas de transporte para as principais atrações turísticas, com dados como distância, horários de funcionamento e preços. Os extras podem ser criados pelos próprios hóspedes ou fornecidos pelo Airbnb.

Airbnb mobile

Mais do que uma mudança funcional, o novo design representa também uma revolução na maneira como o próprio serviço funciona internamente. Agora, engenheiros, programadores e designers trabalham a partir de uma única plataforma, atualizada em tempo real, onde aparecem as indicações do que precisa ser feito e as alterações realizadas. Assim, os especialistas visuais podem testar a interface em tempo real, enquanto o pessoal de software consegue observar suas prioridades e atuar nelas de maneira mais direta.

Foram nove meses de estudos e testes nessa nova maneira de se trabalhar, mas para o Airbnb, valeu a pena. O novo processo reduziu o trâmite entre design visual e programação de algumas semanas para apenas 45 minutos, em alguns casos, algo que soa como essencial em um serviço que está presente em 191 países e tem dois milhões de usuários. Ele, simplesmente, precisa funcionar durante todo o tempo, sob risco de comprometer a experiência de hóspedes e anfitriões, e a empresa acredita ter dado um grande passo para melhorar essa situação.

Fonte: Wired

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome