Afinal, baterias removíveis fazem diferença?

Por Redação | em 04.06.2016 às 17h10

Bateria iPad Air 2

Quando apareceram os primeiros celulares com bateria embutida, muitas críticas foram feitas. No entanto, uma pesquisa recente do AndroidPit revelou que para 70% dos usuários a bateria removível não é tão importante assim. Destes, 25% não se importavam se a bateria era ou não removível e 45% gostaria que fosse, mas compraria o celular mesmo se a bateria fosse embutida. 

A principal crítica da bateria removível é a praticidade de ter mais de uma para ter sempre um celular carregado. A possibilidade de ter mais de uma bateria dispensa as tomadas em algumas situações, pois é só trocar a descarregada por uma cheia. A pesquisa apontou também que 29% dos participantes disseram que não comprariam um aparelho que não tivesse bateria removível. "Você gasta seu dinheiro no smartphone mais avançado que não tem bateria removível e fica limitado à vida útil dela", comenta o usuário Marc Wilson.

Porém, com a popularização dos power banks, que inclusive podem comportar uma carga muito maior, essa ideia já está se tornando um tanto ultrapassada. Aqui também encontramos prós e contras, por exemplo, ao utilizar um power bank, não é necessário passar pela inconveniência de reiniciar o telefone, porém, o celular vai ter de ficar conectado a ele por um tempo, além de ter de transportá-lo junto o tempo todo. 

Outro ponto a ser considerado é o número limitado de cargas que uma bateria tem. É estimado que a bateria aguente de 300 a 500 cargas - e isso vale para a maioria dos eletrônicos - antes que comece a ter a sua vida útil afetada. Segundo pesquisa da empresa Battery University, um ano de uso pode acarretar em uma perda de 20% da capacidade original da bateria. Mas este é um assunto controverso, visto que muitas fabricantes insistem que não há relação entre o número de cargas e a diminuição da vida útil.

Há quem diga que ainda a bateria interna corre o risco de vazar, explodir ou causar algum outro dano no aparelho, deixando o dono sem muitas opções. Convenhamos que não é algo que vemos com facilidade por aí. No entanto, baterias removíveis podem ser uma boa coisa a ser considerada para quem é adpto de celulares segunda mão, visto que não tem como ter certeza se o antigo dono carregava o celular de forma adequada. 

Via AndroidPit

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome