Tecnologia da Microsoft abastece site oficial da Olimpíada em tempo real

Por Douglas Ciriaco RSS | em 05.08.2016 às 16h52 - atualizado em 05.08.2016 às 17h23

Site oficial Rio 2016

Na última quinta-feira (4), foi ao ar o portal oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A página utiliza tecnologia Microsoft e reúne notícias, fotos, vídeos e resultados das disputas realizadas durante os 17 dias de competição. Por meio de sua plataforma na nuvem Azure, a gigante dos softwares garante que uma informação saia de cada arena, quadra ou estádio em que uma competição é realizada e vá até o seu computador, tablet ou smartphone da maneira mais ágil possível.

E a velocidade é justamente o grande diferencial deste processo, que deve fazer deste o portal oficial de Olimpíadas na web mais acessado em toda a história. O pivô de tamanha agilidade é a tecnologia Microsoft Azure Cache integrada à uma tecnologia desenvolvida pela Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos. A combinação de tudo isso permite que você saiba de qualquer atualização de resultado antes mesmo da informação ser alterada no placar na quadra ou arena em que uma disputa ocorre.

A tecnologia da Microsoft processa e gerencia este alto volume de dados em data centers espalhados por três continentes distintos, o que garante a precisão e agilidade da mudança das informações. Os responsáveis por fornecer dados sem latência são alguns sensores espalhados por todos os locais de prova da Olimpíada, garantindo assim que você saiba quando um placar foi alterado ou quanto um recorde foi batido, por exemplo, no exato instante em que isso acontece.

“Esperamos levar aos fãs do esporte no mundo todo a melhor experiência dos Jogos Rio 2016, seja no computador, smartphone ou tablet, num esforço conjunto da tecnologia da Microsoft com a tecnologia de Cloud da Atos”, comenta a diretora de comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 Adriana Garcia. “Nossa meta é que este seja o portal mais acessado na história do evento, com visitantes de mais de 200 países, batendo todos os recordes de audiência.”

Site oficial Rio 2016Tecnologia da Microsoft vai levar resultados em tempo real para o site oficial das Olimpíadas. (Foto: Reprodução/Site oficial)

Cada vez mais portátil

Um dos pontos cruciais desta nova plataforma é a adaptação do conteúdo para diferentes tipos de tela, resultado do trabalho da agência Isobar Brasil em parceria com a Microsoft em torno da arquitetura de informação, usabilidade, layout e interface do projeto. A agência ouviu profissionais esportivos (consultores e jornalistas), bem como fãs de esportes, para conceber o layout ideal da página.

Além disso, a arquitetura utilizada no portal oficial das Olimpíadas permite que ele se adapte perfeitamente a qualquer tamanho de tela, algo essencial para uma internet cada vez mais portátil. Para este ano, a estimativa é que 65% dos acessos sejam feitos a partir de um dispositivo móvel. Isso quer dizer que cerca de duas a cada três pessoas acessarão a página oficial dos Jogos Rio 2016 por meio de um tablet ou smartphone. Em Londres, em 2012, cerca de 40% dos acessos vieram de dispositivos móveis.

Plataforma completa

E nem só de resultados das mais de 300 provas das 42 modalidades vive o portal oficial das Olimpíadas. O site terá ao menos uma página dedicada a cada disciplina esportiva, com várias seções para exibição de medalhas, atletas, guias, países e notícias. Espera-se que cerca de 7 mil notícias sejam publicadas na plataforma ao longo dos Jogos Rio 2016.

Além disso, a agência de fotografia Getty Images será a responsável por abastecer a página com fotos em alta resolução de todas as disputas, de todas as modalidades, de todos os dias de prova. 

Incluem-se ainda na parceria entre Microsoft e Comitê Organizador a produção das páginas do revezamento da Tocha Olímpia e dos Jogos Paralímpicos. Somando as três partes, o resultado final é um conteúdo com mais de 50 mil páginas sobre as 42 modalidades olímpicas e 23 modalidades paralímpicas.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome