Para Microsoft, 2016 será o ano da inteligência artificial

Por Redação | em 10.12.2015 às 09h06

Cortana Android

Recentemente, a Microsoft pediu que 16 membros de sua divisão de tecnologia e pesquisa previssem quais serão as grandes tendências para 2016. Apesar de várias opiniões distintas, de um modo geral quase todos os membros apontaram que a inteligência artificial ganhará grande importância no próximo ano.

Eric Horowitz, diretor administrativo do Microsoft Research Redmond Lab, afirmou que as interações de dispositivos e máquinas serão "mais naturais e competentes", o que fará com que computadores e smartphones que estejam equipados com assistentes virtuais, como a Cortana e a Siri, sejam "verdadeiramente úteis".

Horowitz sugere ainda que os avanços na inteligência artificial em 2016 permitirão que as assistentes virtuais possam compreender tarefas que realizamos e nos ajudar a executá-las. Essas assistentes também serão capazes de entender nossos compromissos e nossa vida social, como, por exemplo, adicionar automaticamente no calendário um jantar que seu amigo o convidou através de um e-mail.

Mas a Microsoft não pensa que essas serão as únicas melhorias na inteligência artificial. Lily Cheng, gerente geral da Microsoft Research, afirma que nossas conversas com assistentes virtuais nos farão mais felizes e produtivos. Em outras palavras, tanto a Cortana quanto a Siri e outros assistentes serão capazes de nos motivar, funcionando como companheiros que nos mantêm otimistas e nos permitem criar uma relação com eles. "Isso vai nos levar a questionar a maneira como pensamos sobre os nossos computadores, smartphones, nossas memórias e relacionamentos", explicou.

Outro ponto importante em que a inteligência artificial poderá estar mais presente no próximo ano é a interação com as marcas online. Com novas tecnologias, as empresas terão um contato mais pessoal com os consumidores. Essa, aliás, pode ser a estratégia escondida por trás do Facebook M, projeto da empresa de Mark Zuckerberg que procura utilizar a inteligência artificial dentro do Facebook para melhorar a experiência de uso.

Via Fast Company

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome