Microsoft lança bot para seleção de notícias

Por Redação | em 24.05.2016 às 17h39

Noticias

Desde a Build deste ano, a Microsoft deixou claro que um de seus grandes focos para 2016 seria os bots. E agora, mais um deles entrou em funcionamento, o Rowe, que faz uma curadoria de notícias a partir do aplicativo News Bot, da própria companhia. Tanto o software quanto o robô em si, por enquanto, existem apenas em versão para o sistema operacional iOS.

A ideia é que o Rowe sirva como um assistente pessoal de notícias, indicando conteúdos de acordo com as preferências, histórico e interesses de cada usuário. Entretanto, da mesma maneira que os robôs recentemente introduzidos no Skype, sua utilização é mais semelhante à de um motor de buscas voltado especificamente para o noticiário, com os resultados aparecendo de acordo com o que é demandado.

Como o sistema indica apenas os três textos que considera mais relevante, ele acaba não funcionando bem como um assistente geral de notícias, nem quando colocado diante de termos abrangentes demais. Uma pesquisa pelas “manchetes do dia”, por exemplo, traz as três novidades mais importantes das últimas horas, mas quem quer saber sobre as mudanças a serem realizadas no Twitter, entretanto, pode não se dar bem digitando apenas o nome da rede social, pois dará de cara com diversas notícias relacionadas à plataforma de forma genérica.

Rowe

Opções de personalização também existem, e ajudam o sistema a melhor reconhecer as informações relevantes. Por exemplo, caso o app seja integrado a contas no Facebook e Linkedin, os interesses de tais plataformas serão levados em conta na seleção. Isso resulta, principalmente, nas editorias que aparecem em destaque para o usuário, bem como na seleção das histórias de maior destaque a serem exibidas.

O Rowe traz ainda uma função curiosa e permite o upload de uma foto do próprio usuário. Assim, ele é capaz de buscar por notícias cujos protagonistas apresentem semelhanças físicas, algo que pode nem sempre ser tão lisonjeiro assim, mas apresenta uma pequena alternativa de diversão em um app normalmente sério e sisudo.

De acordo com a Microsoft, como todo projeto que faz parte de sua iniciativa Garage – que trabalha com outros sistemas e soluções de inovação –, o Rowe ainda se encontra em fase de implementação, e deve se tornar mais funcional e relevante na medida em que o tempo for passando. Por enquanto, porém, não existe previsão de permitir que ele deixe os domínios do iOS e do News Pro, chegando, por exemplo, ao Skype, onde poderia ser mais abrangente e independente de sistemas operacionais e dispositivos.

Fonte: Microsoft

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome