Microsoft anuncia novo Visual Studio para Mac

Por Redação | em 14.11.2016 às 10h58

Visual Studio

A Microsoft anunciou na manhã desta segunda-feira (14) que já está disponível uma nova versão do Visual Studio para Mac. Embora seja totalmente baseada no Xamarim Studio, a IDE tem visual inspirado no Visual Studio para Windows e traz todos os recursos oferecidos no sistema operacional da Microsoft.

A IDE para Mac também conta com a tecnologia IntelliSense e plataforma de compilação Roslyn que a consagrou nos últimos anos. O motor de debugação oferece suporte a aplicativos Xamarim e .NET, além de aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android.

Alguns tipos de projeto, entretanto, ainda não são suportados. Apesar disso, é possível criá-los em um computador com Windows e compartilhar o código fonte com os developers que usam Mac. Nesse cenário, eles poderão editar o código, mas não terão como compilá-lo - tendo de voltar o código para o Windows para realizar essa tarefa.

Nativamente, entretanto, os programadores que adotarem o Visual Studio no Mac podem desenvolver apps para iOS, Android, Mac e servidores com .NET integrado ao Azure sem maiores problemas. As linguagens de programação suportadas, por enquanto, são C# e F#.

Caso percebam que há espaço para alguma melhoria, os desenvolvedores poderão adicioná-las por conta própria, já que a IDE é toda baseada no projeto de código aberto MonoDevelop. Graças a isso, é possível acrescentar desde simples atalhos até mesmo suporte a linguagens de programação como C++, PHP e Assembly.

Um preview do Visual Studio para Mac já está disponível e pode ser baixado neste link. A versão completa deve ser disponibilizada até o fim deste mês.

Via TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome