Microsoft anuncia lançamento de versão educativa de Minecraft

Por Redação | em 19.01.2016 às 11h19 - atualizado em 19.01.2016 às 12h07

Minecraft: Education Edition

Que Minecraft faz um sucesso absurdo entre os jogadores mais novos, todo mundo já sabe. O jogo criado por Markus Persson em 2009 e adquirido pela Microsoft em 2014 tem um vasto público infantojuvenil, o que, combinado com suas características de jogabilidade, o tornam uma plataforma bastante fértil para a educação. Pensando exatamente nisso, a Microsoft lançou uma versão educativa do título.

Minecraft: Education Edition foi anunciado nesta terça-feira (19) e é personalizado para uso em escolas. A lógica aqui é exatamente a mesma do modelo tradicional: exploração de um vasto mundo com construções, passagens secretas, animais e tudo mais. Porém, o cenário deixa de ser um mundo fictício para ser uma réplica de locais que existem no mundo real, como templos gregos ou as pirâmides egípcias.

“Muitas das habilidades requeridas para aproveitar Minecraft em sua totalidade são importantes para educadores que podem estar à procura de maneiras inventivas de envolver os seus estudantes”, comenta o anúncio da nova edição do game postada em seu blog oficial. “Ao trazer o Minecraft para dentro da sala de aula, nós capacitamos educadores e estudantes para ensinar e aprender por meio da construção e exploração de um ambiente familiar e divertido”.

O jogo contará com uma versão gratuita para testes disponibilizada ainda no segundo trimestre de 2016. A nova versão do game é um modelo revisto e ampliado do remix MinecraftEdu — para quem já possui esta edição, também adaptada às escolas, o Minecraft: Education Edition será oferecido gratuitamente durante o período de um ano.

Espaço aberto e criativo

“Uma das razões pelas quais Minecraft combina tão bem com a sala de aula é o fato de ser um parquinho comum e criativo”, comenta o diretor de operações da Mojang, desenvolvedora do game, Vu Bui. “Nós vimos que Minecraft transcende as diferenças de sistemas de educação e de estilos de ensinar e aprender ao redor do mundo. É um espaço aberto onde as pessoas podem se juntar e criar uma lição em torno de praticamente qualquer coisa”, complementa.

A Microsoft informa ainda que vai reunir educadores em torno do projeto por meio da página education.minecraft.net. Ali, será possível compartilhar lições e planos de ensino, além de permitir que educadores mais experientes com o game possam auxiliar novatos nos primeiros passos em Minecraft.

Fonte: Minecraft

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome