Microsoft anuncia ferramenta cloud para detecção de bugs

Por Redação | em 26.09.2016 às 19h27

Microsoft

A Microsoft mostrou nesta segunda-feira (26), uma prévia do Project Springfield, uma ferramenta cloud que tem o propósito de ajudar desenvolvedoras a encontrar bugs em seus softwars através de testes automatizados no código.

A tecnologia é baseada em algo chamado fuzz testing, no qual o código da aplicação é testado através de uma série de inputs enviados de forma aleatória e com capacidades de inteligência artificial para encontrar possíveis brechas de segurança.

Segundo David Molnar, pesquisador da Microsoft, o código do Springfield é capaz de buscar dados do software testado em suas áreas mais críticas, o que torna a ferramenta capaz de encontrar vulnerabilidades que outros softwares de teste não conseguem.

"Pense em um acidente de carro. Se você olha apenas o resultado, você não sabe como o acidente ocorreu", explica Molnar ao falar de como a AI do Springfield é capaz de dar insights exclusivos. Para o pesquisador, o software é a melhor maneira de encontrar o famoso "bug de US$ 1 milhão", expressão usada ao definir bugs capazes de gerar altos custos depois que um produto é levado ao mercado.

Um detalhe interessante sobre o Springfield é que ele não acessa o código-fonte das aplicações testadas. Ele usa o binário final, funcionando como uma boa ferramenta para empresas testarem softwares antes de uma possível compra, sem afetar a propriedade intelectual.

O plano da Microsoft é democratizar o acesso a este tipo de solução, para que startups consigam incluir testes de segurança de forma facilitada em seu processo de desenvolvimento, visando também um ecossistema mais seguro para o Windows 10. Entretanto, apesar do anúncio, a companhia de Redmond não deu detalhes de quando disponibilizará a novidade para a comunidade de devs da empresa.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome