Inteligência artificial da Microsoft compara obras de arte com imagens modernas

Por Redação | em 07.09.2016 às 18h53

inteligência artificial

A Microsoft trabalhou em conjunto com a Fabrica, um centro de pesquisa de comunicação do grupo Benetton, para analisar e comparar mais de 30 mil imagens da galeria Tate, em Londres. A galeria está dividida em dois centros, uma parte clássica localizada em um albergue desde o ano de 1500 e outra parte que conta com amostras de arte internacional moderna e contemporânea.

Ambas as empresas elaboraram um projeto chamado de "Recognition" que relaciona as milhares de imagens da galeria de Tate com as fotos de jornais da época contemporânea disponibilizadas pela agência de notícias Reuters. Para isso, foi utilizado o motor de buscas da Microsoft que utiliza tecnologia de inteligência artificial para reconhecer as expressões, temas, contexto e estilo que aparecem nas fotos de notícias e na grande coleção do Tate.

Inteligência artificial da Microsoft

O resultado mostra uma mescla entre o moderno e o histórico, revelando o grande potencial que as tecnologias de reconhecimento criadas pela Microsoft possuem. O algoritmo não somente é capaz de relacionar imagens, mas também pode explicar o que existe de comum entre elas. A tecnologia indica quais tem sido os objetos similares, as cores e composições comuns e o grau de porcentagem de semelhança entre as imagens.

"Da perspectiva da Microsoft a AI [inteligência artificial] é o futuro - nós estamos apostando nesta tecnologia que amplia o alcance da humanidade", afirmou Dave Coplin, diretor da Microsoft. Ele acrescentou também que este tipo de projeto é algo que "absolutamente" a Microsoft quer fazer mais vezes.

Via MSPowerUser

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome